Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida após enterocolite necrosante: uma revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

Descrever os desfechos em longo prazo na saúde de neonatos acometidos com enterocolite necrosante (ECN) e suas repercussões na qualidade de vida.

Fontes de dados:

Trata-se de uma revisão integrativa, realizada com base no levantamento da bibliografia nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline) e PubMed por meio dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “necrotizing enterocolitis”, “quality of life” e “prognosis” combinados com os operadores booleanos AND e OR: “quality of life” OR “prognosis”. Os critérios de inclusão foram: período de publicação entre 2012 e 2022;

Síntese dos dados:

Foram localizados 1.010 estudos, dos quais dez foram selecionados para compor a amostra bibliográfica desta revisão. As crianças com ECN são propensas a apresentar comprometimento neurológico cognitivo, principalmente aquelas submetidas a procedimentos cirúrgicos em razão de quadros mais graves. O desenvolvimento motor foi considerado abaixo da média se comparado ao de crianças saudáveis, com atraso mais perceptível no desenvolvimento de funções motoras finas e grossas. A busca pela relação entre enterocolite necrosante e qualidade vida trouxe como resultado que essa condição tem impacto negativo sobre o bem-estar dos indivíduos acometidos.

Conclusões:

A enterocolite necrosante mostrou-se como uma condição grave que contribui para altas taxas de morbimortalidade em recém-nascidos, sendo uma potencial causa para a redução da qualidade de vida dos pacientes acometidos.

Palavras-chave:
Enterocolite necrosante; Qualidade de vida; Recém-nascidos

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br