Acessibilidade / Reportar erro

Associação de distúrbios do sono com a variabilidade da frequência cardíaca em crianças e adolescentes com fibrose cística

RESUMO

Objetivo:

Verificar a associação de distúrbios do sono com os achados de variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em crianças e adolescentes com fibrose cística (FC).

Métodos:

Estudo transversal, incluindo crianças de 6 a 18 anos com diagnóstico clínico de FC. Dados sociodemográficos e clínicos foram coletados. Os distúrbios do sono foram avaliados por polissonografia basal noturna. O sistema nervoso autônomo (SNA) foi avaliado através da VFC em repouso.

Resultados:

Trinta indivíduos (11,2 anos) com média de volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) de 62,7% foram incluídos. O índice de distúrbios respiratórios do sono apresentou mediana de 2,6 e a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) foi identificada em 30%. Na análise da VFC, foi encontrado um SDNN, desvio padrão médio de todos os intervalos RR (entre duas ondas R), de 60,8±45,9ms. Houve correlação significativa entre o índice de modulação global da VFC baixa-frequência/alta frequência (LF/HF) e a SpO2 mínima durante o sono em pacientes com VEF1<60% (r=0,71; p=0,020). A prevalência de distúrbios do sono e anormalidades na VFC foi maior em indivíduos com menor função pulmonar (VEF1<60%).

Conclusões:

Os resultados indicam uma correlação fraca dos distúrbios do sono (SpO2 mínima) com os parâmetros da VFC (LF/HF) em crianças e adolescentes com FC. Nos pacientes com função pulmonar reduzida, uma correlação mais forte foi encontrada, destacando a influência da gravidade da doença. Também foi encontrada alta prevalência de distúrbios do SNA, hipoxemia noturna e presença de SAOS.

Palavras-chave:
Fibrose cística; Distúrbios do sono; Variabilidade da frequência cardíaca; Hipoxemia; Pediatria

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br