Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E FREQUÊNCIA DE COMPLICAÇÕES ASSOCIADAS À ALIMENTAÇÃO EM PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL TETRAPARÉTICA ESPÁSTICA

RESUMO

Objetivo:

Correlacionar o estado nutricional com variáveis associadas ao tipo de dieta e via de alimentação de crianças e adolescentes com paralisia cerebral (PC) tetraparética espástica.

Métodos:

Estudo de corte transversal com 28 pacientes com idade ≤13 anos, atendidos pela equipe de nutrição do Ambulatório de Pacientes Especiais do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), entre julho de 2016 e janeiro de 2017, que apresentavam diagnóstico de PC tetraparética espástica. Os pacientes incluídos tiveram o termo de consentimento assinado pelo responsável legal. Avaliou-se o estado nutricional e coletaram-se dados sobre complicações alimentares, via de alimentação e tipo de dieta. Para descrição desses dados, foram utilizadas média e mediana; para análises de correlação, correlação de Spearman, sendo significante p<0,05.

Resultados:

Neste estudo, 75% dos pacientes utilizavam via alternativa para alimentação (sonda nasoenteral ou gastrostomia) e 57% eram eutróficos. As complicações mais frequentes foram disfagia orofaríngea, refluxo e obstipação intestinal. Não houve correlação entre ocorrência de complicações e estado nutricional. Observou-se correlação positiva entre dieta recebida e estado nutricional dos pacientes (0,48; p=0,01), sendo que indivíduos com adequada ingestão calórica e de macronutrientes apresentaram melhor classificação do estado nutricional.

Conclusões:

Os resultados obtidos reforçam a necessidade de orientações nutricionais contínuas para os pais/cuidadores das crianças do estudo, bem como a escolha de uma via de alimentação adequada a cada uma delas pela equipe multiprofissional, a fim de contribuir para a melhora do estado nutricional e da ingestão alimentar.

Palavras-chave:
Paralisia cerebral; Estado nutricional; Alimentação; Dieta; Nutrição enteral

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br