Acessibilidade / Reportar erro

Parâmetros físicos, clínicos e psicossociais de adolescentes com diferentes graus de excesso de peso Estudo conduzido na Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil.

OBJETIVO:

Comparar composição corporal, parâmetros hemodinâmicos, aptidão física relacionada à saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adolescentes com o diagnóstico antropométrico de sobrepeso, obesidade e obesidade grave.

MÉTODOS:

Foram selecionados 220 adolescentes com excesso de peso, ingressantes em um programa de intervenção segundo os critérios de inclusão neste programa, baseados na idade, disponibilidade, presença de excesso de peso, local de residência e concordância na participação do estudo. Foram coletadas variáveis antropométricas, hemodinâmicas, aptidão física relacionada à saúde e qualidade de vida relacionada à saúde dos adolescentes. Para a análise de comparação entre os três grupos, foram utilizados testes paramétricos e não paramétricos quando apropriado. A significância foi pré-estabelecido em p<0,05.

RESULTADOS:

Não houve diferença significativa para a frequência cardíaca de repouso, aptidão física relacionada à saúde, gordura relativa, massa magra (relativa e absoluta) e qualidade de vida relacionada à saúde entre adolescentes com sobrepeso, obesos e obesos graves (p>0,05). O peso, índice de massa corporal, circunferência de cintura e de quadril e pressão arterial sistólica aumentaram conforme aumentou o grau de excesso de peso (p<0,05). A pressão arterial diastólica do grupo com obesidade grave foi maior que a dos demais grupos (p<0,05). Observou-se associação entre o aumento grau de excesso de peso e a prevalência de pressão arterial alterada (sobrepeso: 12,1%; obesidade: 28,1%; obesidade grave: 45,5%; p<0,001). Os resultados foram semelhantes quando os sexos foram analisados separadamente.

CONCLUSÃO:

Os resultados sugerem que adolescentes com sobrepeso apresentam resultados semelhantes aos obesos e obesos graves nas variáveis analisadas.

Sobrepeso; Obesidade; Saúde do adolescente; Atividade motora; Qualidade de vida


Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br