Acessibilidade / Reportar erro

ASSOCIAÇÃO ENTRE O TEMPO DE TELA E A APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA E A PRESENÇA DE RISCO METABÓLICO EM ESCOLARES

RESUMO

Objetivo:

Verificar a associação entre tempo de tela e aptidão cardiorrespiratória, de forma isolada e agrupada, e a presença de risco metabólico em escolares.

Métodos:

Estudo transversal com 1.200 escolares de Santa Cruz do Sul (RS). Foram avaliados o tempo de tela e a aptidão cardiorrespiratória. Foi calculado o escore de risco metabólico por meio da soma do escore Z, da circunferência da cintura, da pressão arterial sistólica, da glicose, dos triglicerídeos, do colesterol total, do colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL) e do colesterol da lipoproteína de alta densidade (HDL).

Resultados:

Crianças (34,3%) e adolescentes (48,2%) apresentaram elevado tempo de tela, enquanto 44,3% das crianças e 53,3% dos adolescentes foram inaptos no tocante à aptidão cardiorrespiratória. Na relação tempo de tela/aptidão cardiorrespiratória, 14,7% das crianças e 26,9% dos adolescentes exibiram elevado tempo de tela e baixos níveis de aptidão cardiorrespiratória. A presença de risco metabólico foi evidenciada em crianças (17,1%) e em adolescentes (14,7%). A presença de risco metabólico esteve associada diretamente com baixos níveis de aptidão cardiorrespiratória nas crianças e nos adolescentes no que se refere às variáveis de forma isolada. Quando analisado de modo agrupado, o risco metabólico em crianças foi 11% mais prevalente em sujeitos com baixo tempo de tela/inaptos e 12% em sujeitos com elevado tempo de tela/inaptos, enquanto em adolescentes a prevalência de risco metabólico também foi superior nos escolares com baixo tempo de tela/inaptos (8%) e elevado tempo de tela/inaptos (7%).

Conclusões:

A presença de risco metabólico em crianças e adolescentes esteve associada com baixos níveis de aptidão cardiorrespiratória, independentemente do tempo de tela, tanto de modo isolado quanto agrupado.

Palavras-chave:
Aptidão cardiorrespiratória; Estilo de vida sedentário; Saúde da criança; Saúde do adolescente

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br