Acessibilidade / Reportar erro

Infecção pelo SARS-CoV-2 em crianças e adolescentes: uma experiência brasileira

RESUMO

Objetivo:

Descrever aspectos clínicos e epidemiológicos de crianças e adolescentes infectados pelo SARS-CoV-2 no município de Taubaté (SP) de março a novembro de 2020.

Métodos:

Estudo transversal com dados secundários obtidos no Setor de Vigilância Epidemiológica de casos confirmados em residentes do município e consulta de prontuários de pacientes que foram atendidos em hospitais de Taubaté, com idade entre 0 e 19 anos. Realizaram-se os testes de qui-quadrado, comparação de proporções e t de Student, sendo considerados nível de significância alfa <5%.

Resultados:

Notificaram-se 677 casos no período estudado, correspondendo a 10,1% do total de casos notificados no município. O teste rápido de anticorpos foi o teste mais utilizado, seguido de RT-PCR e sorologia. Sintomas foram descritos em 57,7% dos casos, sendo febre e tosse os mais frequentes. Diarreia apresentou associação com faixa etária < 4 anos, e febre, tosse, cefaleia, odinofagia, ageusia, anosmia, mialgia e dispneia tiveram associação com faixa etária de 10 a 19 anos. No período estudado, não ocorreu nenhum óbito por COVID-19 na faixa etária de 0 a 19 anos de residentes do município.

Conclusões:

O estudo conseguiu identificar a proporção de acometimento da COVID-19 em crianças e adolescentes no município, e a doença teve comportamento leve e boa evolução. Os principais sintomas foram febre e tosse, destacando-se diarreia nas crianças mais jovens e cefaleia, odinofagia, anosmia, ageusia e mialgia nos adolescentes.

Palavras-chave:
Infecções por coronavírus; COVID-19; Pandemias; Criança; Adolescente; Pediatria

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br