Acessibilidade / Reportar erro

Doença do enxerto contra o hospedeiro e outras manifestações cutâneas em pacientes pediátricos transplantados por anemia de Fanconi

RESUMO

Objetivo:

Elaborar um protocolo específico para a avaliação e identificação precoces de lesões de pele em pacientes pediátricos com anemia falciforme submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas.

Métodos:

Estudo longitudinal, retrospectivo e descritivo. Foram revisados os prontuários dos pacientes pediátricos com anemia de Fanconi submetidos a transplante de células-tronco hematopoiéticas entre os anos de 2008 e 2018 no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, totalizando 136 pacientes. Foi criado um protocolo específico para a coleta de dados, que incluiu: idade, sexo, cor, idade ao diagnóstico da anemia de Fanconi, dados do transplante, história familiar de consanguinidade e complicações pré e pós-transplante. Além disso, foram verificados a presença de doença do enxerto contra o hospedeiro da pele e de outros órgãos, sua classificação, tipo de lesão, localização e, também, lesões de pele não relacionadas à doença.

Resultados:

Entre as manifestações de pele no período pré-transplante, destacaram-se as manchas café com leite (32,4%). Pelo menos um órgão foi afetado pela doença do enxerto contra o hospedeiro em 55,1% dos pacientes, sendo o acometimento mais comum o de boca, seguido pelo de pele. Exantema e eritema foram as manifestações cutâneas mais frequentemente observadas.

Conclusões:

Observou-se alta prevalência de manifestações cutâneas próprias da doença, bem como de manifestações cutâneas de doença do enxerto contra o hospedeiro. O protocolo elaborado reúne informações relevantes e padronizadas para o acompanhamento dos pacientes com anemia de Fanconi submetidos ao transplante, garantindo maior confiabilidade das informações, e sua implementação permitirá a avaliação prospectiva dos pacientes.

Palavras-chave:
Anemia de Fanconi; Transplante de células-tronco hematopoiéticas; Transplante haploidêntico; Doença enxerto-hospedeiro

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br