Acessibilidade / Reportar erro

Impactos da tecnologia na saúde infantil: revisão sistemática

RESUMO

Objetivo:

Identificar as consequências do uso excessivo da tecnologia na infância.

Fontes de dados:

Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados eletrônicas PubMed (National Library of Medicine — National Institutes of Health) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com artigos publicados de 2015 a 2020, em inglês, português e espanhol, utilizando os termos internet, child e growth and development.

Síntese dos dados:

Foram localizados 554 artigos, resultando em oito artigos incluídos nesta pesquisa. Os estudos foram avaliados quanto à sua qualidade metodológica pelos critérios Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (Strobe) e Consolidated Standards of Reporting Trials (Consort) e receberam pontuações que variaram de 17 a 22 pontos. Os artigos evidenciaram que há fatores positivos e negativos associados ao uso de tecnologias na infância, embora a maioria dos textos ressalte seu aspecto prejudicial. O uso excessivo de internet, jogos e exposição à televisão ocasionaram alterações intelectuais e da saúde mental, porém também possibilitaram o desenvolvimento psicossocial.

Conclusões:

Impedir o uso da internet é uma medida utópica, visto que a sociedade faz uso de tecnologias. Considerando que a internet pode trazer benefícios, mas também malefícios, são importantes a otimização do uso e a redução dos riscos, como a participação dos pais e responsáveis como moderadores dessa utilização, além da atualização dos profissionais da saúde para melhor orientá-los.

Palavras-chave:
Acesso à internet; Crescimento; Desenvolvimento infantil; Pediatria; Tecnologia

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br