Acessibilidade / Reportar erro

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE RISCO NUTRICIONAL NEONATAL

RESUMO

Objetivo:

Desenvolver e validar o conteúdo e a confiabilidade da Ferramenta de Avaliação do Risco Nutricional Neonatal (FARNNeo).

Métodos:

Estudo metodológico, convergente assistencial. O instrumento foi construído previamente à revisão da literatura e analisado por oito juízes, durante três ciclos da técnica Delphi. Os juízes avaliaram sua pertinência e clareza com respostas na escala Likert com três níveis, além de sugestões. A validação do instrumento foi calculada pela taxa de concordância e índice de validade de conteúdo (IVC). Após a validação do conteúdo, o instrumento foi aplicado por quatro nutricionistas assistenciais para verificar a fidedignidade, utilizando o coeficiente de alfa de Cronbach e a concordância entre os avaliadores pelo coeficiente Kappa.

Resultados:

Todos os itens do conteúdo do instrumento alcançaram o valor mínimo da taxa de concordância (90%) e/ou IVC (0,9), com exceção do item três, que no primeiro ciclo obteve IVC 0,77 e 40% de concordância e, no segundo ciclo, IVC 0,75 e 38% de concordância. No fim do terceiro ciclo, todos os itens obtiveram valores de IVC acima de 0,9. Na aplicação da ferramenta, obteve-se alfa de 0,96 e Kappa de 0,74, que refletem valores adequados de consistência interna e concordância entre os avaliadores.

Conclusões:

A FARNNeo mostrou-se confiável, clara, pertinente e reprodutível para rastreamento do risco nutricional precoce, sistematizando o atendimento de recém-nascidos brasileiros internados em centro de terapia intensiva.

Palavras-chave:
Recém-nascido; Triagem neonatal; Nutrição do lactente

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br