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Risco de suicídio em estudantes do ensino médio: quem são os grupos mais vulneráveis?

RESUMO

Objetivo:

Investigar a prevalência e os fatores associados ao risco de suicídio em estudantes do ensino médio de uma instituição federal de ensino do Rio Grande do Sul (IFRS).

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal realizado com base em um censo de estudantes (n=510) matriculados no IFRS, Campus Rio Grande, no segundo semestre de 2019. Os dados foram coletados por meio de questionário autoaplicável. O risco de suicídio foi medido com o instrumento Mini-International Neuropsychiatric Interview e a análise dos dados foi conduzida por meio de regressão de Poisson com ajuste robusto da variância.

Resultados:

A prevalência do risco alto de suicídio foi de 17,3% (intervalo de confiança — IC95% 14,0–20,0), tendo como fatores independentemente associados: sexo feminino, maior nível socioeconômico, consumo de álcool, menor suporte social, tentativa de perder peso, comportamento autolesivo e maior risco de depressão, ansiedade e estresse.

Conclusões:

Um em cada seis estudantes apresentou elevado risco de suicídio. A identificação dos fatores associados ao desfecho é útil para identificar os casos mais graves e encaminhá-los para atendimento especializado.

Palavras-chave:
Suicídio; Comportamentos de risco à saúde; Adolescentes; Estudos transversais; Saúde mental

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