Acessibilidade / Reportar erro

Utilização de desoxiribonuclease humana recombinante numa unidade de cuidados intensivos pediátricos – experiência de um centro

RESUMO

Objetivo:

A dornase alfa (rhDNase) reduz a viscosidade da expectoração pulmonar purulenta. O seu benefício em doentes com fibrose cística (FC) é comprovado, no entanto, as evidências da sua aplicabilidade em outras patologias são limitadas. Este estudo pretende apresentar a nossa experiência com a utilização de rhDNase em doentes não-FC internados na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). No nosso centro, utilizamos rhDNase em 24 casos, durante broncoscopia flexível. Desses, 20 (83%) apresentaram atelectasia e sete (29%) foram admitidos na UCIP. Quatro doentes (57%) estavam em ventilação mecânica (VM).

Descrição do caso:

Apresentamos dois casos de administração diária de rhDNase na UTIP: o paciente A tem 8 anos, sexo masculino, internado por choque séptico e síndrome da angústia respiratória aguda (SARA). Necessitou de VM com parâmetros agressivos e teve várias complicações clínicas. No D50 iniciou rhDNase com melhoria da FiO2, PaCO2 e relação PaO2/FiO2, assim como dos achados radiológicos. Foi extubado no D23 de tratamento. A paciente B é uma criança de 17 meses, sexo feminino, internada por estado de mal epilético, com necessidade de ventilação agressiva e com várias complicações respiratórias (infeciosas e de barotrauma). Iniciou rhDNase no D60. Ao longo do tratamento verificamos melhoria da FiO2 e da relação PaO2/FiO2, assim como uma tendência para a diminuição da PaCO2 e melhoria radiológica. Não foram descritas complicações para ambos os pacientes.

Comentários:

A rhDNase pode ser uma ferramenta útil e segura para pacientes em VM prolongada e com lesão pulmonar induzida pelo ventilador. São necessários estudos adicionais para avaliar e propor indicações válidas.

Palavras-chave:
Desoxirribonuclease I; Atelectasia pulmonar; Cuidados críticos; Ventilação

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br