Acessibilidade / Reportar erro

Cuidados com o desenvolvimento infantil e o olhar especial de André Bullinger sobre a prematuridade

Resumo

Objetivo

Abordar diferentes formas de cuidado em relação ao desenvolvimento de crianças prematuras e suas famílias nas unidades neonatais, com ênfase nos estudos de André Bullinger.

Fontes de dados

Revisão da literatura nas bases de dados PubMed e Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO), no portal Cairn.info, que publica revisões em ciências humanas e sociais de língua francesa, e nas obras de André Bullinger, disponíveis somente na língua francesa.

Síntese dos dados

Esta revisão contempla o Método Canguru, que é centrado no contato pele a pele e no incentivo ao aleitamento materno; o Newborn Individualized Developmental Care and Assessment Program (NIDCAP), que se baseia na teoria sináptica do desenvolvimento e visa modificar positivamente o ambiente neonatal, sendo o prematuro ator do seu próprio desenvolvimento e sua mãe a reguladora; e a Abordagem Bullinger, que tem um olhar para o desenvolvimento da criança numa perspectiva sensório-motora, com trabalhos dedicados à prematuridade.

Conclusões

O Método Canguru transformou os cuidados com o desenvolvimento infantil em países com recursos financeiros limitados. O NIDCAP tem se mostrado eficaz, apesar de poucos estudos em longo prazo. A Abordagem Bullinger, muito difundida e mais utilizada nas unidades neonatais da Europa, tem resultados promissores na prevenção de patologias do neurodesenvolvimento, especialmente no que tange aos distúrbios da oralidade.

Palavras-chave:
Prematuridade; Desenvolvimento infantil; Desempenho sensório-motor; Neonatologia

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br