Acessibilidade / Reportar erro

Hábitos prévios de atividade física influenciam o comportamento de crianças durante o distanciamento social por covid-19?

Resumo

Objetivo:

Verificar se a prática de atividade física antes do distanciamento social imposto pela COVID-19 influencia a rotina de crianças de diferentes faixas etárias durante esse período.

Métodos:

Estudo transversal descritivo realizado com base em um questionário online do LimeSurvey e divulgado por quatro meses durante o distanciamento social. O questionário continha perguntas sobre a composição familiar, características domiciliares, rotinas domésticas e infantis, incluindo hábitos como sono, atividade física, atividade intelectual, lazer com e sem atividade física e tempo de tela. Participaram da amostra final 916 famílias, as quais responderam sobre os hábitos de atividade física de seus filhos antes da pandemia. As crianças foram divididas em 3 faixas etárias (3–5 anos, 6–9 anos e 10–12 anos). Testes t de Student independentes foram realizados para investigar se os grupos que praticavam e não praticavam atividade física programada anteriormente diferiam quanto ao tempo dedicado às atividades e rotinas infantis (atividade intelectual, sono, tempo de tela, lazer com e sem atividade física), por faixa etária, durante o distanciamento social.

Resultados:

Houve diminuição da atividade física de crianças brasileiras durante o distanciamento social. Não houve diferença entre os grupos. Crianças que praticavam atividade física programada anteriormente não apresentaram hábitos diferentes daquelas que não adotavam essa prática.

Conclusões:

A prática de atividade física antes do distanciamento social não influenciou o nível de atividade física e outros hábitos das crianças durante esse período. Hábitos saudáveis devem ser estimulados e direcionados a todas as crianças ao longo da pandemia. Esses achados podem contribuir para a elaboração de políticas públicas para crianças em períodos de pandemia.

Palavras-chave:
Infecções por coronavírus; Atividade motora; Desenvolvimento infantil; Pandemia; Isolamento social

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br