Acessibilidade / Reportar erro

UTILIDADE DIAGNÓSTICA DA REAÇÃO DO SÍTIO DE VACINAÇÃO BACILLUS CALMETTE-GUÉRIN NA DOENÇA DE KAWASAKI

RESUMO

Objetivo:

Descrever o caso de um lactente - com diagnóstico de Doença de Kawasaki incompleta - que desenvolveu reativação da cicatriz da vacina BCG.

Descrição do caso:

Um paciente de 6 meses de idade foi admitido no hospital com febre, associada à hiperemia ocular, linfadenomegalia cervical e fissuras labiais, permanecendo hospitalizado por 12 dias. Apresentava, no exame físico, reação inflamatória no local da cicatriz da vacina BCG, tendo sido feito o diagnóstico de Kawasaki incompleto. O paciente foi tratado com imunoglobulina venosa, mas apresentou recorrência da doença, com posterior surgimento de coronariopatia.

Comentários:

A reativação da BCG é um achado importante na doença de Kawasaki em países onde a vacina é aplicada de forma rotineira e pode ser um marcador útil para o diagnóstico precoce da doença de Kawasaki, principalmente em sua forma incompleta.

Palavras-chave:
Vacinas; Síndrome de linfonodos mucocutâneos; Vacina BCG

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br