Acessibilidade / Reportar erro

O papel do volume e da intensidade na associação entre atividade física e saúde mental em adolescentes: um estudo transversal

Resumo

Objetivo:

Analisar a associação entre o volume e intensidade da atividade física e a saúde mental de adolescentes.

Métodos:

Estudo transversal que envolveu 604 adolescentes brasileiros. Os dados foram coletados por meio de um questionário autorrelatado. Os desfechos foram ideação suicida, suspeita de transtornos mentais comuns e autopercepção negativa de saúde mental. A variável independente foi a atividade física em tempo livre nas intensidades leve e moderada a vigorosa. O volume foi analisado de duas formas: qualquer volume (presença vs. ausência); e de acordo com a quantidade de atividade física semanal em minutos — inativos (0), pouco ativos (1–419) e altamente ativos (≥420). A regressão de Poisson foi realizada para estimar as razões de prevalência (RP).

Resultados:

Qualquer volume de atividade física de intensidade moderada a vigorosa foi significativamente associado à menor razão de prevalência de todos os desfechos (RP 0,67 a 0,77). Comparados aos adolescentes inativos, aqueles que foram classificados como pouco ativos na intensidade moderada a vigorosa apresentaram menor probabilidade de ter ideação suicida, suspeita de transtornos mentais comuns e autopercepção negativa de saúde mental (RP 0,70 a 0,76). Da mesma forma, adolescentes altamente ativos na intensidade moderada a vigorosa apresentaram menor ideação suicida e autopercepção negativa de saúde mental (RP 0,62 e 0,57).

Conclusões:

A promoção de atividade física moderada a vigorosa em qualquer volume pode beneficiar a saúde mental de adolescentes, no entanto nenhuma associação foi evidenciada para a atividade física na intensidade leve.

Palavras-chave:
Atividade motora; Desordens mentais; Epidemiologia; Exercício; Ideação suicida

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br