Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre o padrão do tempo sedentário e o desempenho acadêmico em adolescentes: o papel mediador do autoconceito

Resumo

Objetivo:

Analisar a associação entre o padrão do tempo sedentário (bouts e breaks) e o desempenho acadêmico, com ênfase no papel mediador do autoconceito.

Métodos:

Participaram deste estudo transversal 394 adolescentes (208 moças), de 10 a 14 anos, da sexta série de Londrina, Paraná, Brasil. O padrão do tempo sedentário foi obtido por meio de acelerometria. Definições: bouts sedentários — períodos ininterruptos em comportamento sedentário; breaks — período não sedentário entre duas séries sedentárias. O autoconceito foi estimado usando o Inventário Piers-Harris II. O desempenho acadêmico foi obtido pelas notas escolares.

Resultados:

Bouts sedentários curtos foram associados com maior desempenho acadêmico em rapazes (1–4 minutos: β=0,035, p=0,007) e moças (1–4 minutos: β=0,031, p=0,014; 5–14 minutos: β=0,054, p=0,001). Bouts longos (30 minutos) foram associados a menor desempenho acadêmico em rapazes (β=-0,023; p=0,011) e moças (β=-0,032; p<0,001). Para as moças, o autoconceito total e intelectual mediou a associação entre todos os padrões sedentários e o desempenho acadêmico (bouts de 1–4 minutos [total: 39% e intelectual: 42,8%]; bouts de 5–14 minutos [total: 21,5% e intelectual: 35,4%]; bouts ≥30 minutos [total: 22,6% e intelectual: 32,3%]; e breaks [total: 38,9% e intelectual: 40,7%]). Para os rapazes, o autoconceito total (56,4%) e intelectual (82,9%) mediaram apenas a associação entre bouts de 5–14 minutos e desempenho acadêmico.

Conclusões:

O padrão do tempo sedentário está associado ao desempenho acadêmico em adolescentes, e essa associação é mediada pelo autoconceito, principalmente em moças.

Palavras-chave:
Comportamento sedentário; Autoestima; Desempenho acadêmico; Adolescente

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br