Acessibilidade / Reportar erro

Pacientes com subtipo respiratório do transtorno de pânico são mais vulneráveis ao uso de tabaco, álcool ou outras substâncias?

CONTEXTO: Estudos anteriores têm mostrado associações entre o transtorno de pânico (TP) e o uso de tabaco, álcool e substâncias ilícitas. É conhecido que transtornos de uso de substâncias interferem negativamente no prognóstico de transtornos de ansiedade e depressão. No subtipo respiratório (SR) do TP há mais história familiar de TP e maior risco de comorbidades com transtornos de ansiedade. OBJETIVOS: Descrever os padrões de uso de tabaco, álcool e outras substâncias em pacientes com TP. Além disso, analisar se pacientes do SR usam mais essas substâncias do que os pacientes do subtipo não respiratório. MÉTODOS: Esse foi um estudo transversal com 71 pacientes com TP. As escalas Alcohol Use Disorders Identification Test e Fagerstrom Tobacco Questionnaire foram aplicadas. Pacientes com quatro ou cinco sintomas respiratórios foram considerados no SR, e os demais pacientes foram considerados como do subtipo não respiratório. RESULTADOS: Na amostra estudada, 31,0% dos pacientes eram fumantes, 11,3% faziam uso perigoso de álcool e nenhum fazia uso de substâncias ilícitas. Não houve diferença entre os subtipos respiratório e não respiratório em relação a tabagismo, uso de álcool, cannabis, cocaína, estimulantes e alucinógenos. CONCLUSÃO: O SR não foi correlacionado com o uso de tabaco, álcool ou drogas ilícitas. Mais estudos clínicos e epidemiológicos focando a relação entre o TP e uso de substâncias são necessários.

Transtorno de pânico; agorafobia; subtipo respiratório; tabagismo; transtornos relacionados ao uso de substâncias


Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Rua Ovídio Pires de Campos, 785 , 05403-010 São Paulo SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 2661-8011 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: archives@usp.br