Acessibilidade / Reportar erro

Os ortodontistas recomendam o tratamento das más oclusões de Classe II de acordo com os conceitos científicos atuais?

Resumo

Introdução

A indicação correta da época de tratamento de uma má oclusão de Classe II é essencial para o exercício ético e eficiente da Ortodontia, mas os clínicos são resistentes em aceitar novos conceitos que contradizem seus métodos preferidos de tratamento.

Objetivo

Avaliar a concordância na indicação de tratamento interceptor das más oclusões de Classe II entre um grupo de formadores de opinião em nível internacional e um grupo de ortodontistas clínicos, e comparar a indicação de tratamento com os conceitos científicos contemporâneos.

Material e método

Um questionário eletrônico composto por fotografias representativas de diversos graus de gravidade no acometimento da má oclusão de Classe II em crianças foi enviado a dois painéis de especialistas. Painel 1 (n=28) foi composto por ortodontistas internacionais autores de artigos científicos em revistas de elevado impacto, e o Painel 2 (n=261) foi composto por ortodontistas clínicos. Baseando-se em uma escala de Likert de 5 pontos, os ortodontistas indicaram suas opções de tratamento para cada um dos 9 casos apresentados.

Resultado

As indicações de tratamento do Painel 2 foram estatisticamente diferentes daquelas ofertadas pelo Painel 1, com pelo menos 1 ponto de divergência no sentido de tratamento mais precoce. A indicação de tratamento ortodôntico interceptor do Painel 1 está de acordo com os conceitos científicos atuais.

Conclusão

Tratamento muito precoce parece ser a tendência de conduta entre os ortodontistas clínicos, mas não entre os ortodontistas que estão academicamente envolvidos com a interceptação ortodôntica. Existe uma lacuna entre o conhecimento científico e a prática da Ortodontia.

Descritores:
Má oclusão de Angle Classe II; terapêutica; questionários

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br