Acessibilidade / Reportar erro

O impacto do isolamento social no ensino a distância em cursos da área de saúde

The impact of social isolation on distance learning in healthcare courses

Resumo

Introdução

O conceito de qualidade de vida é multidimensional, apresenta uma organização complexa e dinâmica dos seus componentes, difere de pessoa para pessoa de acordo com seu ambiente/contexto e mesmo entre duas pessoas inseridas em um contexto similar. Em dezembro de 2019 surgiu na China uma epidemia pelo coronavírus, surgindo a necessidade de mudanças, incluindo isolamento social e ensino a distância.

Objetivo

Avaliar o impacto do isolamento social e ensino a distância na qualidade de vida dos graduandos da área da saúde da Universidade Federal de Sergipe.

Material e método

Foi aplicado aos estudantes de graduação da área de saúde da Universidade Federal de Sergipe, no período de janeiro de 2021, o questionário de qualidade de vida, Short-Form Health Survey. O questionário foi aplicado via o sistema online.

Resultado

Foram aplicados 678 questionários, sendo 672 concordando em participar do estudo. Dos estudantes avaliados, 58% eram do sexo feminino e 50% com idade de 21 a 25 anos. Ao se analisar o questionário, verifica-se que para capacidade funcional os valores variaram de 80 a 89, ou seja, com bom escore de qualidade de vida. Os aspectos emocionais apresentaram os menores escores e 21 a 37,3, sendo o pior resultado encontrado nos estudantes do curso de fonoaudiologia. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os diferentes cursos de saúde estudados.

Conclusão

Verifica-se que o aspecto emocional tem sido o mais afetado entre os estudantes de saúde da Universidade Federal de Sergipe.

Descritores:
Qualidade de vida; saúde mental; avaliação educacional; universidades

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br