Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da adaptação marginal das restaurações classe II realizadas em uma Faculdade no Estado do Espírito Santo

Resumo

Introdução

as resinas compostas são materiais muito utilizados para restaurações Classe II, com função de restabelecer a anatomização do elemento dental. No entanto, diversos são os fatores que podem interferir na qualidade de uma boa restauração.

Objetivo

o objetivo do presente estudo é realizar uma avaliação retrospectiva do desempenho clínico de restaurações Classe II executadas por alunos da graduação de Odontologia da Escola São Francisco de Assis (ESFA) e identificar as principais falhas cometidas.

Material e método

foram selecionados os prontuários dos pacientes atendidos nas disciplinas de Dentística II, Integrada I e II na clínica de Odontologia da ESFA, que apresentaram as informações detalhadas do procedimento de Classe II, bem como exames radiográficos iniciais, usando o método FDI. A amostra foi composta por 33 prontuários que incluíam 72 dentes.

Resultado

observou-se que mais de 80% das restaurações foram classificadas como aceitáveis. Visto que, apenas 19,44% das restaurações estiveram inaceitáveis, pecando para as propriedades funcionais e biológicas.

Conclusão

constatou-se que os alunos da graduação em Odontologia da ESFA, os quais são orientados por professores a realizar tratamentos seguindo protocolos clínicos pré-estabelecidos, são capazes de confeccionar procedimentos restauradores de qualidade.

Descritores:
Adaptação marginal; restauração dentária; resina composta

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br