Acessibilidade / Reportar erro

Impacto dos cuidados parentais na saúde bucal de crianças com Deficiência Intelectual de zero a seis anos de idade

Resumo

Introdução

o nascimento de uma criança com deficiência intelectual exige dos pais a definição de suas funções em relação aos cuidados com a criança.

Objetivo

investigar o quanto as práticas de cuidados parentais, características sociodemográficas, comportamentais e o conhecimento familiar podem ter impacto na saúde bucal de crianças com deficiência intelectual na faixa etária de zero a seis anos de idade.

Material e método

foi avaliado o nível de ajuda cedida à criança na prática de higiene bucal de acordo com a escala de independência funcional adaptada. A Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidado avaliou os cuidados primários e a estimulação oferecida à criança. Foram analisados a presença de placa dentária e o índice ceo-d. O nível de significância foi de 5%.

Resultado

a porcentagem relativa de placa dentária foi de 11,4%. O índice ceo-d foi de 2. A prevalência de dentes com extração indicada é maior em crianças que recebem ajuda total para higienização, quando comparadas as que recebem ajuda máxima, moderada ou supervisão. Níveis mais elevados de placa dentária e dentes cariados foram encontrados nas crianças cujos pais avaliaram a saúde dental como ruim, a higiene como deficiente e quando acreditavam que os filhos podem sentir desconforto em razão de seu estado de saúde bucal. Baixa frequência de estimulação resultou em maior índice de placa e número de dentes cariados.

Conclusão

a frequência de estimulação dos cuidados parentais influenciou na porcentagem do índice de placa e no número de dentes cariados nas crianças com deficiência intelectual.

Descritores:
Assistência odontológica para pessoas com deficiências; deficiência intelectual; cuidados parentais

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br