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Prevalência e severidade da cárie dentária em escolares do Ensino Fundamental de um município vulnerável

Prevalence and severity of dental caries in elementary school students in a vulnerable municipality

Resumo

Introdução

A cárie dentária ainda é um problema de saúde pública na maioria dos países industrializados, com maior prevalência nas populações mais vulneráveis socioeconomicamente.

Objetivo

Avaliar a prevalência e a severidade da cárie dentária, e as ações curativas realizadas em escolares de 6 a 14 anos do Ensino Fundamental durante quatro meses de intervenção.

Material e método

Estudo transversal foi realizado com 130 escolares do município de Sarandi-PR. Para o diagnóstico da cárie dentária, foram utilizados os índices ceo-d, CPO-D e ICDAS II. Os escolares receberam atendimento curativo de acordo com as necessidades apresentadas, associado a atividades educativas preventivas.

Resultado

A prevalência de cárie dentária foi de 70% e 83%, segundo os índice ceo-d/CPO-D e ICDAS II, respectivamente. Os códigos referentes ao ICDAS II com maior prevalência foram ICDAS 5 e 6 (1,57% e 3,69%, respectivamente), enquanto o código 4 foi o de menor prevalência (0,30%). A maioria dos tratamentos restauradores foi realizada pela técnica de Tratamento Restaurador Atraumático (ART) (150 restaurações). Foram realizadas 90 aplicações de verniz fluoretado em lesões iniciais de cárie. Os tratamentos de maior complexidade foram encaminhados para a Unidade Básica de Saúde do município. Dos 32 escolares referenciados, 21 compareceram e nestes foram realizados tratamentos endodônticos e exodontias de dentes decíduos e permanentes.

Conclusão

A população estudada apresenta prevalência alta de cárie e, após quatro meses de intervenção, observou-se que o ART foi resolutivo para a maioria das necessidades de tratamento (59,2%), apresentando-se como uma estratégia eficiente que pode ser implementada em locais que não oferecem a estrutura de um consultório odontológico.

Descritores:
Cárie dentária; Epidemiologia; Índice CPO-D

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