Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da sobrecarga dos cuidadores de crianças com TEA na saúde bucal

Resumo

Introdução

a demanda do cuidador em atender as necessidades de indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA), pode influenciar na sua qualidade de vida.

Objetivo

o objetivo do presente estudo foi comparar a sobrecarga de cuidadores de indivíduos com TEA com indivíduos neurotípicos (N) e avaliar a correlação do impacto da saúde bucal com a sobrecarga desses cuidadores.

Material e método

os participantes foram divididos em dois grupos: Grupo TEA (TEA; n=35) e Grupo Neurotípico (N; n=35). Foi aplicado aos cuidadores um questionário de características sociodemográficas. A sobrecarga dos cuidadores foi medida pelo questionário Burden Interview (BI). Foi analisado o índice de placa visível (IPV) das crianças. Os dados foram submetidos a análise estatística (α=5%).

Resultado

no grupo TEA a maioria dos participantes eram parcialmente dependentes, sendo a maioria dependentes na higienização bucal. No grupo N a maioria eram independentes e autossuficientes na higienização bucal. Metade dos cuidadores do grupo TEA apresentaram sobrecargas leve à moderada (54,3%). No grupo N constatou-se que a maioria enquadrava-se em nenhuma sobrecarga (65,7%). Na análise comparativa dos dados do questionário BI foram observadas diferenças significantes entre os grupos nas questões (p<0,001) que são diretamente relacionadas com os cuidados com os filhos. Com relação ao IPV das crianças do grupo TEA e N comparadas ao nível de sobrecarga, observou-se que não houve diferenças significativas entre os grupos.

Conclusão

os cuidadores do grupo TEA apresentam maior sobrecarga quando comparados ao grupo N e não houve correlação entre a sobrecarga e o grau de higiene bucal.

Descritores:
Transtorno do espectro autista; sobrecarga do cuidador; higiene bucal

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br