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Avaliação do conhecimento dos acadêmicos dos cursos de pedagogia e educação física

Resumo

Introdução

Traumatismos dentários são considerados problema de saúde pública, sendo a segunda maior demanda de urgências odontológicas, tendo sua maior ocorrência em ambiente escolar, atribuindo aos professores a responsabilidade de adotar as primeiras condutas.

Objetivo

Avaliar o conhecimento de acadêmicos do último ano dos cursos de educação física e pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo frente aos traumatismos dentários.

Material e método

Estudo descritivo transversal onde foram aplicados 106 questionários, sendo 55 no curso de pedagogia e 51 no curso de educação física envolvendo dados sociodemográficos e conhecimento sobre injúrias dentárias. A análise estatística foi feita por meio do pacote estatístico SPSS 20.

Resultado

98,1% dos entrevistados não tiveram treinamento sobre traumatismos, 92,5% não se julgam aptos a prestar socorro diante de um trauma, mas consideram importante (55,7%). Sobre a avulsão dentária a maioria respondeu que não reimplantaria e não possuem conhecimento sobre o tempo apropriado bem como é feito o armazenamento/transporte do elemento dentário.

Conclusão

Os futuros docentes demonstraram despreparo e conhecimento deficiente diante das condutas em traumatismos, favorecendo prognósticos desfavoráveis, impactando negativamente na qualidade de vida das vítimas, no tocante a aspectos estéticos, funcionais e psicológicos. Evidencia-se, portanto, necessidade de treinamento e capacitação destes durante sua formação profissional.

Descritores:
Traumatismo dentário; docentes; conhecimento; prognóstico

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