Acessibilidade / Reportar erro

Condições orais e peso corporal em crianças de uma escola pública de Manaus, AM, Brasil

Resumo

Introdução

Estudos têm apontado para relações existentes entre prevalência de cárie e doença periodontal e ocorrência de sobrepeso ou obesidade, porém poucos estudos foram conduzidos em crianças.

Objetivo

Avaliar a relação entre doença periodontal, cárie e peso corporal em crianças de uma escola pública de Manaus – AM, Brasil.

Material e método

Cento e sessenta e nove crianças foram incluídas no estudo. Registros foram obtidos, tais como, dentes cariados, perdidos e obturados na dentição permanente (CPO-D) e cariados, com extração indicada e obturados em decíduos (ceo), além do registro do índice periodontal comunitário (CPI). A classificação da categoria de peso corporal foi obtida em percentil pela tabela Escore-z.

Resultado

Maiores médias de peso e índice de massa corporal (IMC) foram verificados nos grupos com sobrepeso e obesidade (p<0,05). Todos os grupos foram semelhantes com relação aos códigos do CPO-D/ceo e CPI de 0 a 4 (p>0,05). Todos os grupos apresentaram maiores médias de CPI 0 em comparação aos demais códigos CPI de 1 a 4 (p<0,05), ou seja, a maioria das crianças apresentou sítios com profundidade de sondagem <3,5 mm e sem sangramento à sondagem.

Conclusão

Não houve relação entre o peso corporal com a ocorrência de cárie dental e doença periodontal nessa população estudada. A obesidade e o sobrepeso não mostraram influência negativa para o aumento da prevalência dessas doenças.

Descritores:
Doença periodontal; cárie dental; peso corporal; obesidade; criança

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br