Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação dos Programas de Residência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na percepção dos residentes

Resumo

Introdução

As residências multiprofissionais em área profissional da saúde ganharam espaço a partir da Lei n°11.129 de 2005. Constituem-se como uma modalidade de ensino de pós-graduação Latu-sensu, com a intenção de capacitar profissionais para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivo

Este estudo teve por objetivo investigar a atual situação, desde uma perspectiva de satisfação com a formação, com cursos de Residência, dos residentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Material e método

Constitui-se de um estudo com abordagem mista. O segmento quantitativo ocorreu através da aplicação de um questionário para todos os residentes participantes do Programa de Residência da UFRGS no ano de 2018. O estudo de abordagem qualitativa foi realizado através da técnica de grupos focais.

Resultado

Totalizaram 81 participantes na abordagem quantitativa e nos grupos focais participaram 14 residentes, pertencentes ao programa de Saúde Bucal. Os resultados quantitativos representam que os residentes receberam pouca ou nenhuma orientação no início do programa. Os resultados qualitativos apresentam questões que permitem fazer inferências acerca da insatisfação e desconhecimento dos residentes acerca do funcionamento dos Programas.

Conclusão

Destaca-se que os residentes reconhecem que há ainda questões de gestão do programa a serem aprimoradas, bem como de reconhecimento da sua importância dentro da Universidade.

Descritores:
Aprendizagem; ensino; pós-graduação latu sensu; prática profissional

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br