Acessibilidade / Reportar erro

Do native plant species functionally similar to invasive species suffer more impacts from the invasion in seasonally dry tropical forests?

Resumo

Testamos a hipótese que das espécies estudadas do Semiárido brasileiro, as funcionalmente mais semelhantes com a arbórea exótica Azadirachta indicaseriam mais afetadas na germinação e no desenvolvimento inicial. Inicialmente foi produzido extrato bruto das folhas frescas da exótica em seis diluições. Para cada diluição foram colocadas para germinar 25 sementes, de quatro espécies nativas ( Cenostigma pyramidale, Libidibia ferrea, Mimosa caesalpiniifoliae Amburana cearensis), em placas de Petri com quatro repetições para cada espécie, onde foram avaliados: comprimento da radícula, porcentagem de emergência, índice de velocidade de emergência e tempo médio de emergência. Para avaliar a influência da exótica sobre o desenvolvimento dos indivíduos das espécies estudadas foi realizado um experimento em casa de vegetação. As sementes foram plantadas em 10 baldes de 20 l., sendo cinco baldes para cada espécie nativa isolada e cinco para ela em interação com a espécie exótica. O experimento durou quatro meses, e os atributos funcionais dos indivíduos foram coletados. Das nativas analisadas, de acordo com a análise de agrupamento usando os atributos funcionais das espécies plantadas isoladamente, M. caesalpiniifolia, C. pyramidalee L. ferreaforam funcionalmente mais próximas da exótica. No experimento de germinação notou-se que o extrato afetou apenas o comprimento da raiz, independente da proximidade funcional. Notamos que apenas M. caesalpiniifolia, plantada em interação, teve seu desenvolvimento inicial fortemente inibido. A semelhança funcional entre a exótica e as nativas não influenciou na germinação, mas afetou negativamente o desenvolvimento.

Palavras-chave:
alelopatia; Caatinga; espécies exóticas; características funcionais

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br