Acessibilidade / Reportar erro

Rhytismataceae in leaf litter of the Atlantic Forest in Southern Bahia, Brazil1 1 Part of the Doctoral thesis of the first author.

Resumo

A ordem Rhytismatales possui quatro famílias (Ascodichaenaceae, Cryptomycetaceae, Cudoniaceae e Rhytismataceae) e é representada por ascomicetos sapróbios, parasitas necrotróficos e endofíticos. Tem ampla distribuição geográfica, porém tem sido pouco estudada em algumas localidades do globo terrestre. O presente trabalho teve como objetivo identificar ascomicetos da família Rhytismataceae em folhedo de plantas representativas do bioma Mata Atlântica na Reserva Biológica do Município de Una (REBIO-Una), Bahia, Brasil. Amostras de folhedo de Inga thibaudiana, Myrcia splendens e Pera glabrata foram coletadas na REBIO-Una em setembro/2011, abril e agosto/2012 e janeiro/2013 e incubadas em câmara úmida. As espécies fúngicas foram identificadas por critérios morfológicos. Três espécies, pertencentes à família Rhytismataceae, foram identificadas: Coccomyces leptosporus (associada ao folhedo de I. thibaudiana), Marthamyces quadrifidus (presente no folhedo de M. splendens e P. glabrata), e Terriera javanica (associada ao folhedo de M. splendens). Este é o primeiro relato de T. javanica para as Américas, de M. quadrifidus para o nordeste brasileiro e de C. leptosporus para a região sul da Bahia.

Palavras-chave:
Ascomycota; Fabaceae; Myrtaceae; Peraceae; taxonomia

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br