Acessibilidade / Reportar erro

Convolvulaceae em remanescentes de Floresta Ombrófila Densa, Rio de Janeiro, Brasil1 1 Parte da dissertação de Mestrado da primeira autora apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Botânica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Convolvulaceae in Dense Ombrophilous Forest remnants in Rio de Janeiro, Brazil

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo o levantamento florístico e o tratamento taxonômico de Convolvulaceae em três remanescentes de Floresta Ombrófila Densa do Estado do Rio de Janeiro: Parque Nacional do Itatiaia (PNI), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) e Reserva Biológica de Poço das Antas (Rebio). Foram realizadas consultas a herbários, expedições científicas às áreas de estudo e identificação taxonômica dos espécimes coletados. Os resultados obtidos abrangem chave para identificação das espécies, diagnoses, comentários, ilustrações, e habitat. Foram registrados cinco gêneros, 33 espécies e uma variedade. Cinco espécies são endêmicas da Floresta Atlântica. O número e tipos de estigma, lâmina foliar, fruto e indumento foram os principais caracteres diagnósticos para os táxons estudados. Dentre as espécies estudadas 90% são herbáceas e 31 (86%) de hábito volúvel, a maioria ascendendo em indivíduos com reduzida circunferência (1-10 cm). A maior riqueza de espécies foi observada para o Parnaso (23), seguido do PNI (15) e da Rebio (11). A Floresta Montana se mostrou a formação preferencial dos táxons, com a ocorrência de 12 espécies.

Palavras-chave:
Floresta Atlântica; composição florística; trepadeiras; taxonomia; conservação

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br