Acessibilidade / Reportar erro

Identificação de pontos de corte da circunferência do pescoço como marcador da resistência à insulina em adolescentes

RESUMO

Objetivo

Identificar pontos de corte da medida da circunferência do pescoço que possam predizer a resistência à insulina em adolescentes.

Métodos

Estudo transversal com uma subamostra do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, um estudo multicêntrico nacional. Avaliaram-se 901 adolescentes de 12 a 17 anos de duas cidades do estado de Sergipe, Brasil. Fatores demográficos, antropométricos e bioquímicos e a resistência à insulina pelo homeostasis model assessment-insulin resistance foram mensurados. A associação entre as variáveis dependentes (bioquímicas) e independentes (antropométricas), controladas pelo índice de massa corporal, idade, sexo e estadiamento de Tanner, foi avaliada pela análise de regressão linear múltipla e logística, e a curva característica de operação do receptor foi utilizada para determinar os pontos de corte da circunferência do pescoço na predição da resistência à insulina.

Resultados

A análise de regressão linear múltipla mostrou uma associação positiva entre a medida da circunferência do pescoço com a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada (p<0,001) e negativa com a insulina (p<0,024). Na regressão logística, a medida da circunferência do pescoço foi o único indicador antropométrico que se correlacionou positivamente com o Homeostasis Model Assessment-Insulin Resistance. Os pontos de corte da circunferência do pescoço para predição da resistência à insulina em adolescentes foram: 30,55cm feminino púberes e 32,10cm feminino pós-púberes; 35,90cm masculino púberes e 36,65cm masculino pós-púberes.

Conclusão

A medida da circunferência do pescoço é um indicador antropométrico simples e prático e pode ser utilizada como instrumento de triagem para identificar a resistência à insulina em adolescentes.

Palavras-chave
Adolescente; Antropometria; Resistência à insulina; Pescoço

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br