Acessibilidade / Reportar erro

Pacientes com Síndrome Pós-Covid-19 apresentam risco de desnutrição e obesidade: achados de um ambulatório de seguimento

RESUMO

Objetivo

Avaliar o estado nutricional, status funcional, alterações de deglutição e manifestações musculoesqueléticas de pacientes com Síndrome Pós-Covid-19, estratificados pelo Índice de Massa Muscular Esquelética Apendicular.

Métodos

Estudo transversal composto por pacientes diagnosticados com a Síndrome Pós-Covid-19 que estiveram internados na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital universitário. Os desfechos avaliados foram: estado nutricional (Mini Avaliação Nutricional; bioimpedância e antropometria), alterações de deglutição (Protocolo Fonoaudiológico de Avaliação do Risco de Disfagia), status funcional (Post-Covid-19 Functional Status Scale) e manifestações musculoesqueléticas. Os pacientes foram classificados, quanto à perda de massa muscular conforme o Índice de Massa Muscular Esquelética Apendicular, em grupo sem e com perda de massa muscular.

Resultados

Foram inseridos no estudo 38 pacientes, 20 no grupo sem perda de massa muscular (17 deles do sexo feminino; 49,45±12,67 anos) e 18 no grupo com perda de massa muscular (todos do sexo masculino; 61,89±12,49 anos). Os pacientes de ambos os grupos apresentaram risco de desnutrição (escores Mini Avaliação Nutricional entre 17-23.5 pontos; Grupo Sem Perda de Massa Muscular: 21,82±3,93; Grupo Com Perda de Massa Muscular: 23,33±3,41) e obesidade (Grupo Sem Perda de Massa Muscular: 33,76±6,34; Grupo Com Perda de Massa Muscular: 30,23±3,66). Os grupos diferiram quanto aos parâmetros da bioimpedância (exceto massa gorda) e idade. Entretanto, não foram observadas diferenças na deglutição, status funcional e manifestações musculoesqueléticas.

Conclusão

Os pacientes com Síndrome Pós-Covid-19, estratificados conforme o Índice de Massa Muscular Esquelética Apendicular, apresentaram risco de desnutrição e obesidade. Destaca-se a persistência de fadiga, fraqueza, mialgia e artralgia após seis meses da alta hospitalar. Esses achados ressaltam a importância do cuidado integral ao paciente com a Síndrome Pós-Covid-19.

Palavras-chave
Infecções por Coronavirus; Estado funcional; Unidades de terapia intensiva; Músculos; Avaliação nutricional

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br