Acessibilidade / Reportar erro

Aptidão física e estado nutricional em adolescentes do sexo feminino com anorexia nervosa

RESUMO

Objetivo

Este estudo teve como objetivo determinar se a aptidão física está relacionada ao estado nutricional em uma amostra de adolescentes do sexo feminino com anorexia nervosa, contrastar pacientes nutridas versus desnutridas e comparar a aptidão física nesses pacientes com dados normativos de indivíduos saudáveis estratificados por idade e gênero.

Métodos

O estado nutricional foi determinado pelo escore Z do índice de massa corporal, massa gorda e massa livre de gordura (análise de impedância bioelétrica) e pelo escore do Estado Nutricional Controlador em 15 adolescentes anoréxicas com 14,3±1,6 anos. A aptidão física foi avaliada usando a Bateria ALPHA-Fitness (força de preensão manual, salto em distância em pé, corrida com vaivém 4x10m e corrida com vaivém de 20m).

Resultados

A força de preensão manual foi significativamente associada a todas as variáveis do estado nutricional, exceto aos três componentes sanguíneos do escore do Estado de Controle Nutricional. As pacientes anoréxicas desnutridas mostraram uma aptidão física substancialmente pior do que as pacientes anoréxicas nutridas em todos os testes, exceto nos saltos em pé em posição ampla e nos testes de corrida em 4x10m. Os testes de aptidão física dos adolescentes anoréxicos do sexo feminino apresentaram escores consideravelmente piores do que os da população adolescente europeia normativa.

Conclusão

Adolescentes do sexo feminino com anorexia nervosa apresentaram associação entre maiores níveis de aptidão física e melhor estado nutricional. Os testes de força de preensão manual e corrida de lançadeira de 20m podem ser alternativas como indicadores adicionais do estado de desnutrição em adolescentes anoréxicas. As pacientes anoréxicas desnutridas demonstraram pior condicionamento físico do que as pacientes anoréxicas nutridas. Segundo dados normativos para adolescentes saudáveis de acordo com o sexo e a idade, a aptidão física é gravemente prejudicada em adolescentes anoréxicas do sexo feminino.

Palavras-chave
Anorexia nervosa; Teste de esforço; Adolescentes femininas; Força muscular; Estado nutricional

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br