Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento e prática de pediatras e nutricionistas sobre o tratamento da alergia às proteínas do leite de vaca em lactentes

RESUMO

Objetivo

Este estudo avaliou o conhecimento e práticas de pediatras e nutricionistas sobre alergia às proteínas do leite de vaca em lactentes, com ênfase em questões relacionadas à dieta de exclusão e ao estado nutricional.

Métodos

Estudo transversal, descritivo, realizado com uma amostra de conveniência de 204 pediatras e 202 nutricionistas, convidados aleatoriamente em eventos científicos na cidade de São Paulo, de novembro de 2014 a março de 2016.

Resultados

Entre 1,5% e 21,0% dos entrevistados indicaram produtos inadequados para o tratamento da alergia às proteínas do leite de vaca, incluindo leite de cabra, bebidas ou sucos à base de extrato de soja, fórmula de leite sem lactose e fórmula parcialmente hidrolisada. A recomendação diária de cálcio para crianças entre zero e 36 meses de idade foi corretamente indicada por 27,0% de pediatras e 46,0% de nutricionistas (p=0,001). Além disso, 96,1% dos pediatras e 82,7% dos nutricionistas (p<0,001) forneceram orientação sobre os rótulos dos produtos industrializados.

Conclusão

Pediatras e nutricionistas apresentam lacunas no conhecimento sobre o tratamento da alergia às proteínas do leite de vaca em lactentes. Estratégias educacionais que aumentam o conhecimento dos profissionais são importantes para o gerenciamento da alergia às proteínas do leite de vaca.

Palavras-chave
Alergia ao leite de vaca; Crianças; Conhecimento, atitudes e prática; Nutricionistas; Pediatras

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br