Acessibilidade / Reportar erro

Alimentos orgânicos da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar: perspectivas de atores sociais em municípios de Santa Catarina

OBJETIVO:

Analisar sugestões de atores sociais da alimentação escolar em municípios de Santa Catarina para facilitar a utilização de alimentos orgânicos da agricultura familiar.

MÉTODOS:

Estudo qualitativo e exploratório. Em 2010, foi realizado censo nos 293 municípios catarinenses com questionário eletrônico, identificando-se o percentual de compras de alimentos orgânicos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Em seguida, foram entrevistados in loco atores sociais de 52 municípios que realizavam a compra. As sugestões foram categorizadas e analisadas com base na técnica de análise de conteúdo.

RESULTADOS:

Foram identificadas 684 sugestões de 446 atores sociais, categorizadas em 4 temas: Estratégias de Sensibilização para a utilização dos alimentos orgânicos (n=286) foram destacadas por diretores e nutricionistas, com ênfase para formação e sensibilização de atores sociais e comunidade; Gestão Governamental do programa (n=148) foi tema de diretores e agricultores familiares que destacaram diminuição da burocracia, dos impostos, da terceirização e maior envolvimento dos gestores; Programação da Demanda e Oferta de alimentos orgânicos (n=130) foi apontada por diretores, agricultores familiares e merendeiras pelas dificuldades de logística e necessidade de organização da oferta e demanda dos alimentos orgânicos e Gestão da Produção da alimentação escolar (n=120) foi referida por diretores e merendeiras que relataram problemas com volume de um mesmo produto na safra, diversidade de alimentos orgânicos e certificação.

CONCLUSÃO:

Para os atores sociais, a utilização dos alimentos orgânicos pelas escolas de Santa Catarina se dará pela formação dos atores (apoio técnico, estratégias educacionais e sensibilização comunitária), apoio governamental, organização entre demanda e oferta de alimentos orgânicos e melhoria na gestão da produção da alimentação.

Agricultura; Análise de conteúdo; Alimentos orgânicos; Alimentação escolar


Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br