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Amamentação: conhecimento e atitudes de estudantes de graduação em nutrição

Uma amostra de 45 estudantes de graduação em nutrição da San Jose State University (SJSU) nos Estados Unidos e 46 da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) responderam a um questionário elaborado para comparar experiência, conhecimento e atitude sobre amamentação. Os resultados mostraram que apenas 44,4% dos estudantes da SJSU e 80, 4% da PUC-Campinas haviam sido amamentados (p=0, 01). Apesar da pretensão de amamentar seus filhos, ambos os grupos apresentaram uma atitude negativa contra a amamentação em local público: os alunos da SJSU (56,8%) referiram pressão social para não amamentar em público e os alunos da PUC-Campinas (54,3%) referiram constrangimento pessoal em amamentar em público. Os estudantes da SJSU enfatizaram a conveniência e os da PUC-Campinas os fatores imunológicos como as principais vantagens da amamentação. Os graduandos da PUC-Campinas consideraram proteção como uma das vantagens dos formulados. Como fatores responsáveis pelo fracasso da amamentação, os estudantes da SJSU citaram a pressão social negativa e os problemas biológicos e os da PUC-Campinas a falta de informação. Conclui-se que há necessidade de melhoria dos currículos para que o futuro profissional tenha conhecimento adequado sobre amamentação de modo a promover e a escolher o aleitamento materno com sucesso.

aleitamento materno; educação nutricional; currículo


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