Acessibilidade / Reportar erro

Desjejum dos adolescentes brasileiros: análise do Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009

RESUMO

Objetivo:

Caracterizar o desjejum dos adolescentes brasileiros.

Métodos:

O consumo alimentar foi estimado com base em um dia de registro alimentar de adolescentes entre 10 e 19 anos de idade do primeiro Inquérito Nacional de Alimentação (2008-2009). Considerou-se como desjejum a primeira ocasião de consumo alimentar entre 4 e 11 horas da manhã.

Resultados:

Noventa e três porcento dos adolescentes realizaram desjejum. Essa refeição contribuiu com 17,7% da ingestão diária de energia. Os grupos de alimentos mais consumidos foram: café e chá, pães, manteiga/margarina, leite, bolos e biscoitos, salgadinhos e chips, preparações à base de milho, queijo, carnes processadas e suco da fruta. Na região Norte observou-se frequência mais elevada de consumo de café e chá e de raízes e tubérculos e menor relato para leite do que nas demais regiões. Na região Nordeste, destaca-se o consumo de milho e de ovos e na região Sul, o de carnes processadas e frutas. Adolescentes de famílias do primeiro quartil de renda relataram frequência mais elevada de consumo de café e chá, salgadinhos e chips, milho e raízes e tubérculos e menor relato para o grupo do leite. Os adolescentes de famílias do quartil mais elevado de renda referiram consumo mais expressivo de leite, suco de fruta, queijo e bebidas com adição de açúcar.

Conclusão:

No Brasil, o desjejum dos adolescentes tem baixa contribuição para o consumo diário de energia. A qualidade nutricional do desjejum melhora com o incremento da renda. Os três principais itens consumidos foram café/chá, pães e manteiga/margarina.

Palavras-chave:
Adolescente; Desjejum; Consumo alimentar.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br