Acessibilidade / Reportar erro

Circunferência do pescoço: proposta de pontos de corte para crianças brasileiras

RESUMO

Objetivo

O objetivo do presente estudo foi propor pontos de corte para circunferência do pescoço para predição de excesso de peso em crianças brasileiras.

Métodos

Estudo transversal realizado com 875 crianças. Foram mensurados peso, estatura e circunferência do pescoço. O diagnóstico do estado nutricional e risco de complicações foi realizado com base nos valores de índice de massa corporal e circunferência de pescoço. Para verificar os pontos de corte foi utilizada a curva Característica de Operação do Receptor.

Resultados

A mediana de idade foi de oito anos e a maioria das crianças apresentou eutrofia pelo índice de massa corporal e nenhum risco de complicações metabólicas. Observou-se correlação substancial entre a circunferência do pescoço com o índice de massa corporal (k=0,689; p<0,005). Os valores médios de circunferência de pescoço propostos para excesso de peso foi 29,2 cm para meninas e 29,1 cm para meninos.

Conclusão

A circunferência do pescoço possui boa correlação com o índice de massa corporal e os pontos de corte aqui propostos possuem força para identificar crianças brasileiras com excesso de peso.

Palavras-chave
Antropometria; Desenvolvimento infantil; Estado nutricional

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br