Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos do ambiente construído associados à obesidade em crianças e adolescentes: revisão narrativa

OBJETIVO:

Realizar revisão narrativa da literatura, procurando descrever as características da disponibilidade de locais de comercialização de alimentos (pontos de venda de alimentos e pontos de alimentação) e sua associação com obesidade entre crianças em idade escolar e adolescentes.

MÉTODOS:

Foram identificados os estudos publicados entre 2003 e 2013 em três diferentes bases de dados que apresentaram resultados relacionados ao ambiente no entorno escolar e/ou residencial de crianças e adolescentes.

RESULTADOS:

No entorno das escolas, encontrou-se maior concentração de estabelecimentos do tipo fast food, em especial nas escolas de ensino médio, públicas ou localizadas em regiões de menor poder aquisitivo. Também foi identificado que crianças e adolescentes que residem em áreas mais distantes de lojas de conveniências apresentam dieta de melhor qualidade.

CONCLUSÃO:

O reconhecimento da relação entre ambiente construído e obesidade, por meio do estabelecimento de evidências científicas, é necessário para a elaboração de estratégias diferenciadas que contribuam para o controle do crescimento da obesidade nesse grupo etário, com um novo olhar para a construção de espaços mais saudáveis.

Ambiente construído; Criança; Obesidade


Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br