Acessibilidade / Reportar erro

Insegurança alimentar de estudantes universitários e permanência estudantil: cenário pré-Covid-19 em uma universidade pública no sudeste do Brasil

RESUMO:

Objetivo :

Estimar a prevalência de Insegurança Alimentar entre estudantes universitários que recebem ou não Auxílio Permanência Estudantil e fatores associados.

Métodos:

Estudo transversal exploratório, conduzido com amostra probabilística de 100 estudantes de uma universidade federal brasileira, situada no litoral paulista, na região sudeste do Brasil. Os dados coletados permitiram abordar aspectos sociodemográficos, de segurança alimentar e marcadores de qualidade alimentar. Conduziu-se análises descritivas, teste de associação Exato de Fisher e comparação de médias Mann-Whitney, para descrever a prevalência de insegurança alimentar entre bolsistas e não bolsistas e fatores associados a 5%.

Resultados:

Os resultados mostram que o grupo de estudantes bolsistas é mais vulnerável e significativamente associado ao enfrentamento da insegurança alimentar - 94% dos bolsistas em algum nível de insegurança alimentar (p=0.001), à não ser branco (p=0.019), ao grau de escolaridade dos pais (p=0.001), a ser o principal responsável pela própria renda (p=0.001) e ao valor disponível para se manter na universidade (p=0.030). Ambos os grupos consomem alimentos ultraprocessados com frequência, por outro lado, a maioria deles (92,3%) se preocupa em consumir alimentos saudáveis.

Conclusão:

O cenário pré Covid-19, revela que mesmo recebendo o auxílio, a maioria dos universitários enfrentou insegurança alimentar nos 3 meses anteriores à pesquisa. Portanto, a insegurança alimentar deve ser reconhecida como um problema de saúde pública entre universitários, ganhar espaço na agenda pública brasileira e recursos suficientes para evitar a ocorrência da evasão escolar, promovendo a quebra do ciclo intergeracional de exclusão social e o direito humano à alimentação.

Palavras-chave:
Bolsa de estudo; Insegurança alimentar; Segurança alimentar; Estudantes

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br