Acessibilidade / Reportar erro

Pirâmide alimentar cetogênica para pacientes com epilepsia refratária: da teoria à prática clínica

RESUMO

Objetivo:

Desenvolver uma representação gráfica sob a forma de pirâmide alimentar para a dieta cetogênica destinada a crianças e adolescentes com indicação de tratamento dietético da epilepsia refratária.

Métodos:

A construção foi baseada na estimativa da necessidade energética por faixa etária, na distribuição de macronutrientes, nos grupos alimentares, no número de porções e nas respectivas quantidades de alimentos a serem ofertados de forma a atender as recomendações da dieta cetogênica. O porcionamento dos alimentos foi feito baseado no cálculo da necessidade energética e na distribuição de macronutriente segundo a faixa etária e estado nutricional.

Resultados:

A pirâmide foi dividida em três estratos e em cinco grupos alimentares (gorduras, proteínas, hortaliças tipo 1, hortaliças tipo 2 e frutas). Foram elaboradas quatro listas de porcionamento para as seguintes faixas etárias 1 a 3 anos, 4 a 6 anos, 7 a 10 anos e 11 a 19 anos.

Conclusão:

A utilização da pirâmide alimentar da dieta cetogênica facilitará a orientação inicial dos pacientes submetidos a essa terapia nutricional, ilustrando a diversidade de alimentos que podem ser ofertados durante o tratamento e otimizando, assim, a aderência ao mesmo e a manutenção dos efeitos benéficos de controle de crises.

Palavras-chave:
Adolescente; Criança; Epilepsia; Educação alimentar e nutricional; Dieta cetogênica

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br