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RAUSP Management Journal, Volume: 53, Número: 1, Publicado: 2018
  • RAUSP Management Journal: mudanças e desafios para 2018 Editorial

    Saes, Maria Sylvia Macchione; Hourneaux Junior, Flavio
  • Research frontiers of new institutional economics Original Articles

    Ménard, Claude

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo trata do “programa de pesquisa” – conforme Imre Lakatos o chamaria – iniciado pela Nova Economia Institucional (NEI). Após um breve resumo do “triângulo de ouro” de ferramentas teóricas e conceitos introduzidos pelos fundadores da NEI e seus seguidores, o trabalho apresenta uma visão geral das conquistas do paradigma em suas correntes dominantes: teoria da organização e análise institucional. Ênfase é dada a novas avenidas de pesquisa, com foco em dois temas-chave: arranjos híbridos, que possivelmente constituem a principal maneira de organização de transações em economias de mercado desenvolvidas; e “meso-instituições” intermediárias, que provavelmente fornecem a ligação não identificada entre as regras gerais que influenciam atividades socioeconômicas e os atores que operam com base em tais regras. O argumento central é o seguinte: independentemente do que ocorrer com a etiqueta “NEI”, este programa de pesquisa permanecerá entre nós por um longo período adiante.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This contribution is about the ‘progressive research program’, as Imre Lakatos would have called it, initiated by New Institutional Economics. After a short reminder of the ‘golden triangle’ of concepts and tools introduced by the founders (Coase, North, Ostrom, Williamson) and their followers, the paper turns to a quick overview of the attainments of this paradigm along its dominant branches: organization theory and institutional analysis. The emphasis is on the new paths opening up, with a focus on two key issues: hybrid arrangements, which may well be the prevailing organization of transactions in developed market economies; and intermediate, ‘meso-institutions’, which likely provide the missing link between the general rules framing socioeconomic activities and the actors operating within these rules. The underlying argument is that whatever happens to the label ‘NIE’, this research program will remain with us for a long time ahead.
  • Strategic configurations and performance: a study in micro and small business retailers Original Articles

    Damke Junior, Elói; Gimenez, Fernando Antonio Prado; Damke, Joice F. Wendling

    Resumo em Português:

    Resumo Um conjunto expressivo de estudos advogam a interdependência e complementariedade entre variáveis ambientais, estruturais, estratégicas e pessoais do estrategista na formação da estratégia. São raros os levantamentos que associam essas variáveis com desempenho de empresas de pequeno porte. Conjugando variáveis nessas dimensões, a pesquisa aqui apresentada objetivou verificar quais configurações estratégicas compostas pelo processo de desenvolvimento da estratégia, conteúdo da estratégia, atitude empreendedora, modo administrativo e incerteza ambiental percebida associaram-se ao desempenho de empresas de pequeno porte do varejo de vestuário. Dados levantados em survey com 228 empresas e investigados pela técnica de análise de clusters, revelaram dois grupos/clusters de empresas com configurações e níveis de desempenho distintos. Os resultados indicam a relação de interdependência de variáveis na explanação da heterogeneidade do desempenho organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract A significant number of studies advocate the interdependence and complementarity between environmental, structural, strategic and personal variables in strategy formation. There are rare surveys that link these variables with small businesses performance. Combining several dimensions of these variables, this study aimed to verify which strategy configurations composed by the strategy development process, strategy content, entrepreneurial attitude, administrative mode and perceived environmental uncertainty were associated with the performance of small-sized clothing retail businesses. Data collected by survey with 228 companies and investigated by cluster analysis technique revealed two groups/clusters of companies with different configurations and performance levels. The results indicate the relationship of interdependence among variables in explaining the heterogeneity of organizational performance.
  • Perceived competitive advantage of soccer clubs: a study based on the resource-based view Original Articles

    Costa, Marconi Freitas da; Costa, Carlos Everaldo; Angelo, Claudio Felisoni de; Moraes, Walter Fernando Araújo de

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo nesta pesquisa foi analisar a percepção dos clubes de futebol profissionais em relação às vantagens competitivas que estes possuem considerando os seus recursos internos e aspectos externos, à luz da RBV (visão baseada nos recursos). Além disso, a pesquisa visou desenvolver um modelo com variáveis (patrimônio, marca, comunicação, produto, patrocinadores e concorrentes) para entender a percepção que o clube de futebol tem sobre sua vantagem competitiva, no mercado futebolístico, sem a pretensão de comparar com a vantagem competitiva efetiva. A pesquisa foi realizada entre o segundo semestre de 2013 ao primeiro semestre de 2014. Foi empregado o método quantitativo, com questionários estruturados e com análise multivariada, por meio de regressão múltipla. Os dados foram coletados com clubes de futebol que participam dos principais campeonatos mundiais. Os resultados mostram que das variáveis envolvidas no modelo, apenas as variáveis da gestão estratégia da marca, da comunicação e da concorrência tiveram influência significativa para explicar a percepção dos clubes de futebol sobre a vantagem competitiva que estas organizações possuem. O diferencial desta pesquisa está na abordagem dos dados que foram coletados, pois a fonte de informações dos fatores das vantagens competitivas são provenientes dos próprios clubes de futebol profissionais, vinculados às principais ligas mundiais de futebol.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research analyzes how professional soccer clubs perceive the competitive advantages they possess in the light of the resource-based view, given their internal resources and external aspects. In addition, the research develops a model with variables (equity, brand, communication, product, sponsors, and competitors) in order to understand soccer clubs’ perception of their competitive advantage in the soccer market, without comparison to actual competitive advantage. The survey was conducted between the second half of 2013 and the first half of 2014. Quantitative methods were employed, which included the use of structured questionnaires and multivariate analysis through multiple regression. Data were collected from soccer clubs participating in major championships. The results show that, among the variables in the model, only the variables of brand management strategy, communication, and competition significantly influence the soccer clubs’ perception of competitive advantage in the industry. The differential of this research is in the approach to data collection, as sources of information came from professional soccer clubs linked to major world football leagues.
  • Political strategy and the growth of business groups Original Articles

    Gama, Marina Amado Bahia; Bandeira-de-Mello, Rodrigo; Spuldaro, Juliano Danilo

    Resumo em Português:

    Resumo Como as interações entre as firmas e governo afetam as decisões de crescimento dos business groups? Evidências empíricas existentes não explicam como as estratégias políticas afetam a expansão ou diversificação dos business groups. A principal contribuição é discutir as condições que afetam o crescimento dos business groups. Para responder isso foi realizado um estudo de campo em profundidade em seis grupos empresariais e foi analisado 17 exemplos de crescimento desses seis business groups. Quatro categorias emergiram a partir das entrevistas com diretores e presidentes e 480 fontes de dados secundários (categorias: origem de crescimento, relacionamento histórico, escopo do business group e estratégia política específica). Foi aplicado o método QCA para testar as categorias como sendo condições para o crescimento. Descobrimos que ter uma relação histórica entre o grupo empresarial e o governo é uma condição necessária, mas não suficiente para o crescimento grupo empresarial por meio da diversificação. Para prever a diversificação, a relação histórica deve ser somada com o interesse político governamental ou com o uso de um ou uma combinação de táticas políticas específicas da firma. Não foi encontrado nenhum conjunto de variáveis que possa explicar plenamente o crescimento via expansão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract How do companies and government interactions affect business groups’ decisions on growth? So far, empirical evidence is based on qualitative data that do not explain how political strategies affect the expansion or diversification of business groups. Our main contribution is to discuss the conditions that affect their growth. To do this, we conducted an in-depth field study in six business groups, and examined 17 growth decisions. Four categories (origin of growth, historical relationships, business group's scope and use of specific political strategies) emerged from the analysis, based on interviews with managers and on 480 secondary data sources. We further applied the qualitative comparative method to test our categories as conditions for growth. We found that a historical relationship between the group and the government is a necessary but insufficient condition for growth through diversification. To foresee diversification, historical relationship must be aligned with government's political interest, or with the use of one or a combination of specific political tactics. We found no set of variables that can fully explain growth through expansion.
  • Corporate restructuring: empirical evidence on the approval of the reorganization plan Original Articles

    Silva, Vinicius Augusto Brunassi; Saito, Richard

    Resumo em Português:

    Resumo Quando uma empresa apresenta um plano de recuperação judicial, espera-se que o plano seja aprovado por seus credores. Neste artigo, apresenta-se a evidência empírica sobre a votação dos credores trabalhistas, com garantia real e quirografário e a probabilidade de aprovação do plano de recuperação judicial no Brasil. O estudo aborda uma análise descritiva das principais características dos planos de recuperação judicial por classe de voto. Utilizando uma amostra de 120 planos de recuperação judicial apresentados por empresas entre 2005 e 2014, os resultados sugerem que: credores trabalhistas estão propensos a aprovar o plano de recuperação mesmo quando o plano é rejeitado pelas demais classes; planos com propostas de pagamento mais heterogêneas para as três classes de credores possuem menor chance de serem aceitos; a chance de aprovação do plano diminui nos casos em que mais credores quirografários participam da votação; e planos com proposta de venda de ativos possuem maior chance de serem aprovados. Finalmente, maior concentração da dívida na classe com garantia real diminui a chance de aprovação do plano, e o contrário ocorre na classe quirografária.

    Resumo em Inglês:

    Abstract When a corporation presents a reorganization plan, it expects its creditors to approve the plan. This paper provides empirical evidence regarding the likelihood of approval based on reorganization plans for creditors in Brazil that require approval by employees; and by secure and unsecure debtholders. This paper involves a descriptive analysis of the main characteristics of reorganization plans by type of vote. Using a sample of 120 reorganization plans proposed by corporations from 2005 to 2014, we find that the labor class of creditors is likely to approve the reorganization plan even when the plan is rejected; plans with more heterogeneous payment for classes are less likely to be accepted; plans are less likely to be accepted when there are more unsecure creditors; and plans with divestment proposals are more likely to be accepted. Finally, as expected given the seniority position of secured debt, plans are less likely to be accepted when the portion of secured debt is higher, and the reverse is true for unsecured debt.
  • Business strategies for the bottom of the pyramid: multiple case studies of large companies in the pacified communities of Rio de Janeiro Original Articles

    Filardi, Fernando; Barros, Filippe Delarissa; Fischmann, Adalberto A.

    Resumo em Português:

    Resumo A ausência do Estado nas comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro afastou as empresas por décadas, visto que encontravam um ambiente hostil para desenvolver negócios. No entanto, recentemente, estas vêm passando por uma reorganização social e econômica apoiada na política pública de pacificação que visa reduzir a desordem social e atrair o interesse das empresas para as classes C, D e E, descritas na literatura por Prahalad (2004) como de base da pirÂmide (BOP). Neste artigo os autores contribuem para esta literatura ampliando e aprofundando o conhecimento sobre as estratégias de empresas para a BOP, tendo como objetivo analisar as estratégias que as grandes empresas vêm utilizando para atuar nestes mercados. O método de estudo de casos múltiplos foi utilizado com cinco grandes empresas: Light, L’Oréal, Banco do Brasil, Banco Santander e Sebrae, e a análise de conteúdo prescrita por Bardin (2008), com auxílio do software Atlas Ti 7.0, serviu para aprofundar a análise. Os resultados mostram que as empresas vêm disponibilizando novos produtos e serviços, orientação financeira, inclusão bancária, formalização do consumo e dos empreendedores locais, vem adaptando seus modelos de negócios e contribuindo para a integração destes territórios à sociedade formalmente estabelecida. No entanto, observa-se que as empresas que têm atuado de forma mais generosa tem alcançado melhores resultados e que as iniciativas se encontram em estágio inicial, carecendo de maior criatividade, coragem e independência das ações do Estado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The state absence in low-income communities in Rio de Janeiro drove away companies for decades, as they encountered a hostile environment for developing business. However, in recent years, the communities have been undergoing a social and economic reorganization supported by the pacification public policy that aims to reduce social disorder and attract private investment focused on classes C, D and E, described in the literature by Prahalad (2004) as the bottom of the pyramid. In this article, the authors contribute to this literature by broadening and deepening the knowledge about the companies’ strategies for the BOP, intending to analyze the strategies that large companies have been using to operate in these markets. The method was the multiple case studies covering five large companies: Light, L’Oréal, Banco do Brasil, Banco Santander and Sebrae, and the content analysis prescribed by Bardin (2008) guided the analysis using the software Atlas Ti 7.0. The results show that companies are offering new products and services, financial advice, banking services, access to microcredit, development and formalization of consumption and local entrepreneurs, and have been adapting their business models, contributing to the integration of these areas to the rest of the city formally established. However, it is observed that companies that have operated more generously have achieved better results and that initiatives are at an early stage of maturity, lacking more creativity, courage and independence of the state actions.
  • Dropout and retention of undergraduate students in management: a study at a Brazilian Federal University Original Articles

    Costa, Francisco José da; Bispo, Marcelo de Souza; Pereira, Rita de Cássia de Faria

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo, neste artigo, foi analisar os condicionantes da evasão e da retenção de alunos do ensino superior em administração. A pesquisa empírica foi realizada em um curso de Administração de uma universidade federal brasileira com dados de 1202 ingressantes entre os anos de 2004 a 2009 que foram acompanhados até o ano de 2013. Na análise, foram levantadas informações relativas ao tempo de permanência do aluno no curso, forma de saída (diplomação ou evasão), além de informações sócio demográficas e sobre as características do curso. Para análise, foi utilizada a técnica estatística de análise de sobrevivência, que permitiu avaliar, ordenadamente, os fatores que influenciam o tempo de conclusão do curso e a evolução do risco de evasão. Como principais resultados, foi verificado que o número de semestres do curso, o desempenho do aluno, seu gênero, além da existência de reprovação e trancamento são fatores que explicam tanto o tempo de permanência quanto o risco de evasão. Na pesquisa foi constatado que variáveis relativas à idade no ingresso, estado civil, raça e natureza da escola de educação básica (pública ou privada) não demonstraram influência no tempo de conclusão ou evasão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes the antecedents of the dropout rate and retention of students in management undergraduate programs. Empirical research was carried out in a management undergraduate program at a Brazilian Federal University, using the data of 1202 freshman students between the years 2004–2009. These students were followed up until the year 2013. In the analysis, we surveyed information regarding the student's time in the program, their graduation or dropout, as well as their socio-demographic information and program characteristics. The statistical technique used was the survival analysis, which allowed us to assess the factors that influence the time of program completion and the evolution of the dropout risk. In the main results, it was found that the number of semesters, student grades, gender, and the existence of failure or dropouts per course, were factors that explained both the time of completion of the course and the risk of dropping out. In addition, variables, such as age, marital status, race and high school background (public or private), showed no influence on these variables (graduation time and dropout rate).
  • Information systems and intergovernmental relations in Brazilian social policies: a study on users’ adaptations to the local context Original Articles

    Ribeiro, Manuella Maia; Diniz, Eduardo H.; Oliveira, Lya Cynthia Porto de; Faleiros, Sarah Martins

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo neste artigo foi identificar barreiras na adoção de sistemas de informação em políticas sociais do governo federal para coordenar e monitorar a implementação dessas políticas no nível local. A análise foi construída a partir de um estudo sobre os usuários desses sistemas de informação que envolvem diferentes níveis federativos, especialmente no âmbito municipal. O governo federal brasileiro vem utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC) para melhorar a coordenação federativa de diversos programas sociais. Isso significa dizer que a tecnologia é mais um componente na implementação dessas políticas, que são desenhadas para serem compartilhadas com os entes subnacionais, e se tornam, consequentemente, um dos aspectos que merecem ser estudados. Neste trabalho adota-se como pressuposto que os usuários de sistemas de informação podem mudar o contexto do uso da tecnologia e não apenas a tecnologia ou o sistema de informação em si. Essas mudanças de uso que não estavam previstas na formulação do programa podem explicar fatores de sucesso ou fracasso da adoção desses sistemas em políticas sociais coordenadas pela instância federal. Assim, foram realizados estudos de caso de dois programas sociais de diferentes áreas (educação e assistência social) em dois estados brasileiros (Pará e São Paulo). Portanto, o foco da pesquisa foi orientado para identificar como os usuários de sistemas da informação dos programas escolhidos alteram o contexto de uso desses sistemas. As conclusões do estudo identificaram duas dimensões que podem trazer dificuldades ou mudanças quanto ao uso de sistemas de informação intergovernamentais no âmbito local: capacidades técnicas e administrativas dos municípios brasileiros; e, rigidez dos sistemas de informação e compartilhamento dos dados e informações com os entes subnacionais participantes das políticas sociais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The goal of the paper is to identify barriers to the adoption of information systems in Brazilian federal government social policies at the local level. The study focuses on users of information systems from other intergovernmental organizations that helped the federal government in the implementation of social public policies, especially at the local level. The federal government has been using information and communication technologies (ICT) to improve federal coordination of various social programs. This means that technology has been another component in the implementation of these policies. This paper adopts the assumption that users of information systems can change the context of technology use, not only the technology or information system itself. These changes, which were not foreseen by the system designers or policymakers, may explain the success or failure of the adoption of these systems in social policies coordinated by the Brazilian federal government. Case studies of two social programs in different areas (education and social assistance) were carried out in two Brazilian states (Pará and São Paulo). The focus of the article was to identify how users of information systems alter the context of information systems use. The findings helped to identify two dimensions that can cause difficulties or changes in the use of intergovernmental information systems at the local level: the technical and administrative capabilities of local governments and the rigidity of information systems and sharing of data and information to subnational participants of federal government social policies.
  • An attempt to classify plural forms of governance Original Articles

    Nunes, Rubens

    Resumo em Português:

    Resumo Estruturas de governança plurais surgem quando uma mesma transação é conduzida por uma firma simultaneamente sob mais de uma estrutura de governança simples. O artigo apresenta uma classificação de casos de estruturas de governança plurais, baseada na racionalidade subjacente à escolha da combinação de estruturas de governança. O método foi a revisão e comparação de casos relatados na literatura. Foram identificados quatro grandes conjuntos de casos em que ocorrem formas plurais: em que as estruturas de governança são complementares; as determinadas pela disponibilidade de recursos para a firma; as explicadas pela diversidade dos tomadores de contrato; e as relacionadas à história da firma. O fenômeno das formas plurais pode ser analisado sob diversas lentes teóricas, especialmente a Economia dos Custos de transação, a Visão Baseada em Recursos, e a Organização Industrial, colocando-se então o problema da adequação das teorias aos casos concretos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Plural governance structures arise when a firm conduct the same transaction simultaneously under more than one governance structure. The article presents a classification of cases of plural governance structures, based on the rationale behind the choice of a combination of simple governance structures. The method was the comparison of cases reported in the literature. Four main sets of cases occurring plural forms were found, in which the governance structures are complementary; determined by resources available to firms; explained the diversity of contract makers; and related to the history of the firm. Various theoretical lenses are useful to analyze the phenomenon of plural, particularly Transaction Costs Economics, Resource Based View, and Industrial Organization, setting then the issue of the adequacy of theories to the concrete cases.
  • Customer relationships and interdependences in the internationalization process of the firm Original Articles

    Limp, André; Rezende, Sérgio Fernando Loureiro; Versiani, Ângela França

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, foi analisada a influência dos relacionamentos com clientes em promover interdependências entre as trajetórias internacionais da firma. Construiu-se um estudo de caso incorporado de natureza qualitativa e perspectiva longitudinal de um processo de internacionalização de uma firma nascida global oriunda de uma economia emergente. Baseados em uma extensa coleta de dados, descobriu-se que os relacionamentos com os clientes impulsionaram a firma para operar em mercados estrangeiros, bem como influenciaram os movimentos subsequentes da firma nesses mercados, sendo que ambos os processos aconteceram em redes sobrepostas que abrangeram mais de um mercado estrangeiro. Isso significa que, por meio da interdependência entre as trajetórias internacionais da firma, os relacionamentos com os clientes permitiram a firma iniciar e evoluir em suas operações internacionais em cinco mercados estrangeiros diferentes em menos de uma década. Tal achado sugere uma nova concepção acerca do processo de internacionalização da firma como sendo composto por inúmeras trajetórias internacionais interdependentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we analyze the influence of customer relationships in driving interdependences between the firm's international trajectories. We built a qualitative, backward-looking embedded case study of the internationalization process of a born-global firm from an emerging country. Based on an extensive data collection, we found that customer relationships drove the firm abroad, as well as affected its subsequent moves, both taking place in overlapping networks that spanned more than one foreign market. That is, customer relationships through interdependences between the firm's international trajectories enabled it to simultaneously footprint and evolve in five different foreign markets in less than a decade. This points out to a new conceptualization of the internationalization process of the firm as comprising a multitude of interdependent international trajectories.
  • Influence of the university environment in the entrepreneurial intention in public and private universities Original Articles

    Barral, Maria Renata Martinez; Ribeiro, Felipe Garcia; Canever, Mario Duarte

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, tem-se como objetivo a analise da intenção empreendedora em diferentes ambientes institucionais de educação superior – universidades públicas e privadas. Para tanto, utilizou-se um modelo de intenção empreendedora adaptado de Krueger et al. (2000), conhecido como Modelo Clássico de Intenções Empreendedoras. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado aplicado em três universidades públicas e três privadas do estado do Rio Grande do Sul. Através da análise comparativa utilizando-se do método econométrico de diferenças em diferenças evidenciou-se que os resultados estão de acordo com parte de estudos anteriores mostrando que os estudantes de universidades privadas têm intenções empreendedoras mais elevadas. No entanto, os resultados revelaram que os alunos das universidades privadas já tinham intenção empreendedora mais elevada antes de entrarem no curso superior. Assim, não há evidências de que exista diferença na influência do ambiente universitário público e privado na intenção empreendera, e nem nos fatores subjacentes desta (que formam a mesma), exceto para o fator que expressa o desejo de aprender sobre empreendedorismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study analyses the entrepreneurial intention (EI) in different higher education institutional environments – public and private universities. To achieve the objectives, an EI model adapted from Krueger et al. (2000) was used, which is known as Entrepreneurial Intention Classical Model. Data was collected using a structured questionnaire applied in three public universities and three private universities in the State of Rio Grande do Sul. Through comparative analysis and employing the Difference-in-Differences econometric method, it was seen that the results are in accordance with part of previous studies which pointed out that private university students have higher entrepreneurial intentions. However, the results also revealed that private university students already had higher EI before starting their graduation courses. Therefore, there is no evidence of difference of the influence of public and private university environments in EI, or in its underlying factors (that form EI), except for the factor that expresses the desire to learn about entrepreneurship.
  • The measurement of social impact and opportunities for research in business administration Thinkbox

    Lazzarini, Sergio G.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the last decades, management scholars have examined ways through which firms can build profitable operations while at the same time addressing pressing social and environmental concerns. But how can organizations ascertain whether their isolated or collaborative efforts are truly generating positive impact to their target populations? Measuring real impact requires addressing several issues related to causality, comparability, and cost (given that most methods require customized data collection and analysis). In this article, I briefly discuss alternative methods to assess impact and then suggest novel research avenues to inform the debate on how to measure impact and how impact measurement practices can help organizations blend social and economic goals.
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