Acessibilidade / Reportar erro

Relacionamentos ab-usivos1 1 Este trabalho foi escrito como produto de exigência da escrita de um artigo científico para a conclusão do curso de pós-graduação em Psicanálise Teoria e Técnica, oferecido pela Universidade do Vale do Paraíba - Campus de São José dos Campos, SP. Submetido à instituição em novembro de 2022.

Abusive relationships

Relation abusive

Relación ab-usiva

O presente artigo tem como objetivo compreender os aspectos que envolvem a permanência e a passividade das vítimas de relacionamentos abusivos a partir de conceitos psicanalíticos. Para tanto, utilizou-se conceitos de Freud e Lacan, articulando a relação do sujeito com a linguagem e suas implicações na relação sujeito e Outro, que envolvem aspectos como desejo, amor e gozo. Assim, optou-se por nomear tal dinâmica relacional de relacionamento ab-usivo, entendendo que algo da ordem de uma satisfação inconsciente se atualiza nessas relações, e que neste sentido, toda relação comporta algo de ab-usivo. Considera-se fundamental que, diante de tal demanda, o analista tenha um olhar para a cena inconsciente do sujeito que se apresenta, e que a análise possibilite que algo do “um” se sustente, para que o sujeito sustente uma condição de menos assujeitamento ao seu modo de gozo.

Palavras-chave
Relacionamento abusivo; amor; desejo; gozo


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com