Acessibilidade / Reportar erro
Este documento está relacionado com:

Espíritos, afetos e biologia: o cuidado em saúde mental à luz do emergentismo de Terrence Deacon1 1 Trabalho financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e baseado na dissertação de mestrado Possíveis contribuições do naturalismo de Terrence Deacon ao campo da saúde mental pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ/2020). Estudo parte do grupo de pesquisa Programa de Estudos e Pesquisas sobre Ação e Sujeito (PEPAS).

Spirits, affects and biology: mental health care in the light of Terrence Deacon’s emergentism

Esprits, affects et biologie: les soins de santé mentale à la lumière l’émergentisme de Terrence Deacon

Espíritus, afectos y biologia: el cuidado en la salud mental a la luz del emergentismo de Terrence Deacon

Apesar de carregar “mental” em seu nome, no que concerne aos profissionais inseridos em serviços de atenção diária a portadores de transtornos mentais, não há tanto questionamento sobre os pressupostos teóricos que implicam a caracterização que qualifica e delimita o campo da saúde mental. O que é o “mental” da saúde mental? Com vistas a contribuir para a interdisciplinaridade dessa área de atuação, faremos uma análise da teoria de Terrence Deacon, biólogo evolutivo contemporâneo que estuda a emergência da vida e da mente, propondo essa discussão como um aspecto formativo essencial e pouco consolidado nas práticas em saúde mental Como conclusão, veremos como a visão do autor implica, para a saúde mental, uma abordagem na qual esta não pode ser pensada como ausente de aspectos normativos, subjetivos e ambientais.

Palavras-chave:
Saúde coletiva; emergência da mente; subjetividade; Deacon; normatividade


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com