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Considerações sobre a comunicação do diagnóstico de câncer infantil: posição da criança, lugar dos pais, efeitos do discurso médico e possibilidades de intervenção do discurso do psicanalista*1 *1 O presente artigo foi baseado no trabalho de conclusão de residência intitulado “Desafios na comunicação do diagnóstico de câncer infantil: uma leitura psicanalítica”, apresentado à Universidade Federal de São Paulo no ano de 2020.

Considerations on communicating the diagnosis of childhood cancer: the child‘s position, the parent‘s place, effects of the medical discourse, and the intervention possibilities of the discourse of the psychoanalyst

Considérations à propos de la communication de la diagnose de cancer de l’enfant: la position de l’enfant, la place des parents, les effets du discours médical et le possibilités d’intervention du discours de l’analyste

Consideraciones sobre la comunicación del diagnóstico de cáncer infantil: posición del niño, el lugar de los padres, los efectos del discurso médico y las posibilidades de intervención del discurso del analista

O presente trabalho tem como objetivo investigar o processo de comunicação do diagnóstico de câncer infantil, levando em consideração a posição da criança, o lugar dos pais, os efeitos do discurso médico e as possibilidades de intervenção do discurso do analista. A partir da discussão de três casos clínicos, percebeu-se que a escuta analítica pôde auxiliar a equipe diante do conflito bioético cada vez mais presente na oncopediatria: deve a criança saber a verdade ou deve ser ela protegida da verdade? O discurso do psicanalista, estando advertido da impossibilidade de tudo dizer a respeito da verdade, consegue de antemão se desvencilhar desses imperativos e operar proporcionando um giro discursivo que produz como efeito a entrada em cena do saber singular do sujeito- -criança em detrimento de um saber universitário de ordem protocolar.

Palavras-chave
Comunicação do diagnóstico; oncologia pediátrica; psicanálise; infância; discursos


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