Acessibilidade / Reportar erro

A multiplicidade de efeitos da repetição: da estruturação ao sintoma*1 *1 Este artigo é fruto da dissertação de mestrado da autora - Falas ecolálicas: uma discussão sobre a multiplicidade de seus efeitos -, desenvolvida no grupo de pesquisa Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem, da pós-graduação em Linguística e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, com bolsa do CNPq.

Repetition and its multiplicity of effects: from structurating element to symptom

La répétition et la multiplicité des ses effets: de la structure au symptôme

La multiplicidad de los efectos de la repetición: de la estructuración al síntoma

Abordarei, neste artigo, as repetições de fala sintomáticas e sua relação com a estruturação subjetiva do sujeito. Com base nos princípios do interacionismo brasileiro e da clínica de linguagem, numa visada pela psicanálise, serão discutidos os princípios da repetição enquanto estruturante do sujeito na aquisição de linguagem e como esse fenômeno passa a ser sintoma - lido como ecolalia na clínica de linguagem. Com base nessas teorias, discute-se a incorporação de fragmentos da fala de outros sujeitos como mecanismo de entrada da criança na linguagem como algo estrutural, e por isso mesmo também tem a face de aprisionar o falante, dizendo assim de uma estruturação subjetiva que foge à lógica da chamada “normalidade”.

Palavras-chave:
Repetição; fala sintomática; linguagem; estruturação subjetiva


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com