Acessibilidade / Reportar erro

Ato analítico e a potência clínica do indeterminado *1 *1 Artigo baseado na dissertação intitulada “Entre atos e hiatos: considerações acerca da potência clínica das experiências produtivas de indeterminação”, apresentada em 2020 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFGRS. Trabalho realizado no Grupo de Pesquisa “Psicanálise e a clínica na universidade”. Projeto “A pesquisa clínica em transferência”, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, sob coordenação de um dos autores, prof. Carlos Henrique Kessler. Também ao projeto de Pós-Doutorado “Acerca do reconhecimento na direção do tratamento”, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo – USP, supervisionado por Christian I. L. Dunker.

Analytical act and the clinical power of the undetermined

Acte analytique et puissance clinique de l’indéterminé

El acto analítico y el poder clínico de lo indeterminado

Este trabalho visa discutir, no campo da teoria psicanalítica, uma articulação entre as noções de ato analítico e indeterminação. Parte da proposição lacaniana do ato analítico, para dar destaque à formulação chamada Grupo de Klein, apresentada como sequência transformativa, capaz de ilustrar os processos intrínsecos à experiência psicanalítica. Perpassa algumas considerações que Lacan extrai do cogito cartesiano, ao deslocar a categoria de sujeito da racionalidade positiva para a de um sujeito descentrado e evanes-cente. Finalmente, sublinha a característica indeterminada do ato como potência clínica para o reposicionamento do sujeito desejante. Dentro da perspectiva da direção do tratamento, situa a radical exterioridade do objeto causa do desejo do sujeito, resultando assim, o analista como resíduo das operações transformativas.

Palavras-chave:
Psicanálise; ato psicanalítico; indeterminação; objeto a


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com