Acessibilidade / Reportar erro

A noção lacaniana de imaginarização: a clínica psicanalítica e seus desdobramentos no social1 *1 Artigo extraído da tese de doutorado da primeira autora, sob orientação da segunda autora, intitulada Faces contemporâneas da imaginarização: uma contribuição à clínica psicanalítica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia - PPGPSI-UFBA (Salvador, BA, Brasil).

Lacan’s notion of imaginarization: The psychoanalytic clinic and its social developments

La concept lacanien d’imaginarisation: la clinique psychanalytique et son déploiement dans le social

La noción lacaniana de imaginarización: la clínica psicoanalítica y sus consecuencias en lo social

Este ensaio teórico-clínico aborda a noção de imaginarização, apenas mencionada por Lacan em três passagens de sua obra, a fim de compreender algumas manifestações clínicas e processos de segregação contemporâneos. A hipótese é de que a imaginarização é o cerne de uma operação que pode conduzir o sujeito a um modo específico e fixado de gozo. A questão principal é o tipo de relação com o objeto a e o que pode derivar desse processo no que diz respeito à economia de gozo. Aborda-se o discurso contemporâneo, sublinhando modos de gozo que podem derivar desse processo. Como se trata de manifestações sintomáticas contemporâneas na clínica, demonstram-se derivações do singular (registro por excelência da clínica psicanalítica) ao particular, no engate do sujeito com o laço social.

Palavras-chave:
Imaginarização; gozo; clínica psicanalítica; discurso capitalista


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com