Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à adesão da vacina contra a COVID-19 em gestantes * * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Fatores associados à adesão da vacinação contra covid-19 no período gestacional”, apresentada à Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências da Saúde, Recife, PE, Brasil. Apoio financeiro da Pró-reitoria de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco, Edital PROPG nº 06/2022 ─ Edital de Apoio ao Pesquisador vinculado ao Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Objetivo:

identificar os fatores associados à adesão da vacina contra a covid-19 no período gestacional.

Método:

estudo transversal e analítico com 348 puérperas em alojamentos conjuntos das Maternidades Municipais de Recife-PE. Os dados foram coletados por meio de entrevistas durante os meses de junho a setembro de 2022. Aplicou-se para a análise estatística o teste Qui-Quadrado de Pearson ou Exato de Fisher e o modelo de regressão de Poisson.

Resultados:

17,2% das gestantes aderiram ao esquema completo de vacinação, e a adesão estava associada ao acesso à internet/TV/rádio (p-valor = 0,011), à vacinação de rotina no pré-natal (p-valor = 0,019), à segurança da eficácia da vacina contra a covid-19 e ao apoio do companheiro/parceria (p-valor = 0,020). As puérperas sem acesso à internet/TV/rádio, e que se sentem seguras com relação à eficácia da vacina, apresentaram maiores prevalências para adesão à vacinação da COVID-19, com RP de 2,56 e 3,25, respectivamente.

Conclusão:

evidenciou-se uma baixa adesão ao esquema vacinal contra a covid-19 no período gestacional, considerando-se o número de doses recomendadas e o intervalo entre as mesmas. Dessa maneira, os profissionais em sua prática clínica devem conscientizar as gestantes da importância da imunização e do cumprimento do esquema vacinal.

Descritores:
Gestantes; Pandemia; SARS-CoV-2; Programas de Imunização; Vacinas contra COVID-19; Cobertura Vacinal


Destaques:

(1) A vacinação materna desempenha um papel significativo na prevenção e no combate da morbidade materna.

(2) Alguns fatores podem influenciar na aceitação ou hesitação da vacina contra a COVID-19 no período gestacional.

(3) A segurança com relação à eficácia da vacinação contra a COVID-19 na gestação é um fator associado à adesão das vacinas contra a COVID-19.

(4) As puérperas sem acesso à internet/TV/rádio apresentam 2,56 vezes o risco de adesão ao esquema vacinal contra a COVID-19.

(5) A educação em saúde colabora com o aumento do nível de conhecimento e da aceitação da vacina pelas gestantes.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br