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Burnout, sonolência diurna e qualidade do sono entre alunos de nível técnico em enfermagem* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Burnout, sonolência diurna excessiva e qualidade do sono entre alunos de nível técnico em enfermagem”, apresentada à Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.

Objetivo:

avaliar a associação da síndrome de burnout com a sonolência diurna e a qualidade do sono entre alunos de nível técnico em enfermagem.

Método:

estudo transversal, analítico e quantitativo, com 213 alunos de quatro cursos técnicos em enfermagem de uma cidade do Paraná, Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento contendo informações de caracterização, o Maslach Burnout Inventory - Student Survey, a Escala de Sonolência de Epworth e o Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh. Os dados foram analisados por estatística descritiva e regressão logística.

Resultados:

as prevalências da síndrome de burnout, da sonolência diurna excessiva e da qualidade do sono ruim foram 4,7%, 34,7% e 58,7%, respectivamente. A sonolência diurna excessiva aumentou significativamente as chances de alta exaustão emocional (ORaj: 5,714; p<0,001) e alta despersonalização (ORaj: 4,259; p<0,001). A qualidade do sono ruim, sobretudo os distúrbios do sono, associou-se com todas as dimensões da síndrome (p<0,05).

Conclusão:

altos níveis das dimensões da síndrome de burnout foram associados à sonolência diurna excessiva e à má qualidade de sono. As instituições de ensino devem incluir a higiene do sono e o apoio psicossocial em seus programas de promoção à saúde dos estudantes.

Descritores:
Distúrbios do Sono por Sonolência Excessiva; Esgotamento Psicológico; Estudantes de Enfermagem; Educação Técnica em Enfermagem; Privação do Sono; Sono


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