Acessibilidade / Reportar erro

Implantação do sistema e-SUS Atenção Básica: impacto no cotidiano dos profissionais da Atenção Primária à Saúde* * Artigo extraído da tese de doutorado dupla titulação “Experiências dos profissionais com o uso do sistema e-SUS Atenção Básica”, apresentada à Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil e à Universidad Autónoma de Madrid, Faculdad de Medicina, Madrid, Espanha. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 - e com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) - Processo 2018/12376-9, Brasil.

Objetivo:

compreender como se tem processado a implantação do sistema e-SUS Atenção Básica e seu impacto no cotidiano das equipes de saúde.

Método:

pesquisa qualitativa, realizada em um município do interior do estado de São Paulo com profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde e utilizam o sistema e-SUS Atenção Básica, como ferramenta de trabalho. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas e análise temática dos dados com abordagem trifásica de Kotter.

Resultados:

foram entrevistados 17 profissionais, enfermeiros, médicos, odontólogos e agentes comunitários. A implantação do e-SUS Atenção Básica e seu impacto no cotidiano das equipes de saúde foram compreendidos em termos da implantação obrigatória; fragilidades para a implantação, como ausência de disponibilização de recursos materiais e implícita imposição para uso do sistema; frágil capacitação para a implantação e aprendendo com a experiência.

Conclusão:

observou-se um processo de incentivo danoso, conduzido sob a perspectiva de pressão institucional, utilização do sistema para justificar o trabalho realizado e, em contrapartida, houve a criação de mecanismos de aprendizagem colaborativa entre as equipes.

Descritores:
Políticas de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Sistema de Informação em Saúde; Registros Eletrônicos de Saúde; Gestão em Saúde: Sistema Único de Saúde


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br